Ál Imran 3/86

Como Deus guia um povo que descrê depois de ter crido e confiado,  e ter testemunhado que o Mensageiro[¹] é verdadeiro, e lhe tem chegado as evidências? Deus não guia o povo dos malfeitores.

(Fundação Suleymaniye)
[¹] A palavra “rasul = رســول“  significa “informação que é enviada” bem como “mensageiro enviado para transmitir essa palavra” (Mufradat, art. رســل). O dever dos mensageiros de Deus é transmitir Suas palavras às pessoas. Por esta razão, a ênfase principal nas palavras de "rasulallah (رسول اللّه)" no Alcorão são os versos. Quando se espalhou a notícia sobre a morte do Profeta Muhammad na batalha de Uhud, o seguinte versículo foi enviado:

“Muhammad é somente um Mensageiro. Antes dele passaram mensageiros, também. Se ele morrer ou for morto voltareis para trás sobre os vossos calcanhares? (Al Imran 3/144)

Desde que o último Mensageiro de Deus morreu, nosso interlocutor é apenas o Alcorão. Deus diz só seguintes:

"Então, não impende aos Mensageiros senão evidente transmissão da Mensagem?" (An Nahl 16/35)

"Ó Mensageiro! Transmite o que foi descido de teu Senhor para ti. Se não o fizeres, não terás cumprido o dever de mensageiro dado por Ele." (Al Maidah 5/67)

Como Allah guiará a um povo que renega a Fé, após haver sido crente e haver testemunhado que o Mensageiro é verdadeiro, e lhe haverem chegado as evidências? E Allah não guia o povo injusto. 

(Dr. Helmi Nasr, 2015)

Como poderá Deus iluminar aqueles que renunciaram à fé, depois de terem acreditado e testemunhado que o Mensageiro é autêntico e terem recebido as evidência? Deus não encaminha os iníquos.

(Prof. Samir El Hayek, 1974)

Como guiaria Deus um povo que descrê depois de haver crido e de haver testemunhado que o Mensageiro é verdadeiro e ainda depois de haver recebido as provas? Deus não guia os iníquos.

(Mansour Challita, 1970)

Como guiará Allah um povo que descreu depois de ter crido e que tinha sido testemunha de que o Mensageiro foi verdadeiro e a quem claras provas tinham vindo? E Allah não guia o povo que faz o mal.

(Iqbal Najam, 1988)

كَيْفَ يَهْدِي اللّٰهُ قَوْمًا كَفَرُوا بَعْدَ ا۪يمَانِهِمْ وَشَهِدُٓوا اَنَّ الرَّسُولَ حَقٌّ وَجَٓاءَهُمُ الْبَيِّنَاتُۜ وَاللّٰهُ لَا يَهْدِي الْقَوْمَ الظَّالِم۪ينَ

Ál Imran 3/86