Azrael

O nome “Azrael”, conhecido como o anjo da morte, passa no Alcorão ou nos hadices?

Azrael

Não é encontrado o nome Azrael no Alcorão e nos hadices. Esta palavra é provavelmente de origem hebraica. Presume-se que entrou nos livros islâmicos com a influência dos judeus que se converteram ao islã como “Ka’b Al Ahbar” ve “Vahb b. Munabbih”12

No entanto no Alcorão nunca usa seu nome diretamente, normalmente usando Malak al Maut (o que é uma tradução direta de anjo da morte) no lugar e entende-se que o anjo da morte não é um.

قُلْ يَتَوَفَّاكُم مَّلَكُ الْمَوْتِ الَّذِي وُكِّلَ بِكُمْ ثُمَّ إِلَى رَبِّكُمْ تُرْجَعُونَ

“Dize-lhes: O anjo da morte, que foi designado para vos guardar, recolher-vos-á, e logo retornareis ao vosso Senhor. ” (As Sajda – A Prostração 32:11)

وَهُوَ الْقَاهِرُ فَوْقَ عِبَادِهِ وَيُرْسِلُ عَلَيْكُم حَفَظَةً حَتَّىَ إِذَا جَاء أَحَدَكُمُ الْمَوْتُ تَوَفَّتْهُ رُسُلُنَا وَهُمْ لاَ يُفَرِّطُونَ

“Ele é o Soberano absoluto dos Seus servos, e vos envia anjos da guarda para que, se a morte chegar a algum de vós, os Nossos mensageiros o recolham, sem negligenciarem o seu dever.” (Al An’am | O Gado 6:61)

Nos hadices também passa a palavra malak al maut – anjo da morte mas nome azrael não é mencionado. (ver: Bukhari, Janaiz, 69, Anbiya, 31; Muslim, Fadail, 157, 158; Tirmizi, Tafsir, 7; İbn Maja, Jihad, 10.)

Destes versos e hadices, entende-se que para uma cada pessoa um anjo da morte designado para tirar sua vida e, portanto, tem mais do que um anjo da morte, ao contrário do conhecimento tradicional comum.

  1. Nas obras pertencentes a eruditos religiosos judeus, mais que dez nomes dos anjos da morte são mencionados e um deles é Azrael
  2. (Ver: Ahmet Saim Klavuz, “Azrail”, Encyclopaedia do Islã da Fundação Religiosa da Turquia v: 4, p. 350-351)