Al Baqarah 2/256

Não há compulsão na religião[¹]! Distingue-se os fatos e as ficções erradas. Quem não reconhece os transgressores[²] e confia em Deus, ateve-se à firme alça irrompível. Deus é Oniouvinte, Onisciente.

(Fundação Suleymaniye)
[¹] A base da crença é a aprovação do coração. Coração é o mundo interior de um ser humano, onde ele é totalmente livre. Portanto, ninguém pode ser compelido a ter uma certa crença. A intenção é o pré-requisito para todos os tipos de adoração. Visto que as intenções sem a aprovação do coração são inválidas, a adoração não pode ser realizada sob coerção. 
[²] Não submete aos transgressores.

Não há compulsão na religião! Com efeito, distingue-se a retidão da depravação. Então, quem renega At-Taghut[¹] e crê em Allah, com efeito, aterse-á à firme alça irrompível. E Allah é Oniouvinte, Onisciente.

 (Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] At-Taghut: aqui, designa tanto Satanás quanto ao ídolo ou qualquer outra cousa maléfica.

Não há imposição quanto à religião[¹], porque já se destacou a verdade do erro. Quem renegar o sedutor e crer em Deus, Ter-se-á apegado a um firme e inquebrantável sustentáculo, porque Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo.

(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] A imposição é incompatível com a religião, porque a religião depende da fé e da vontade, e estas perderiam a sua consistência, se induzidas à força; a verdade e o erro têm sido tão claramente mostrados pela mercê de Deus, que não deveria haver dúvidas na mente de qualquer pessoa de boa vontade quanto aos fundamentos da fé; a proteção de Deus é contínua e os Seus planos hão de sempre guiar-nos, tirando-nos das profundezas das trevas e conduzindo-nos à clareza da luz.

Não há compulsão na religião. Pois já se separou a verdade do erro, Quem rejeita Tagut, o rebelde, e crê em Deus, ter-se-á segurado a uma ansa que nunca quebrará. Deus ouve tudo e sabe tudo.

(Mansour Challita, 1970)

Não deverá haver compulsão em religião. Por certo, o bem tornou-se distinto do mal; de modo que quem quer que recuse deixar-se conduzir por aqueles que transgridem e creem Allah de certo segurou uma forte pega que não conhece ruptura; e Allah é o Que-Tudo-Ouve, Todo-Sabedor.

(Iqbal Najam, 1988)

لَٓا اِكْرَاهَ فِي الدّ۪ينِ قَدْ تَبَيَّنَ الرُّشْدُ مِنَ الْغَيِّۚ فَمَنْ يَكْفُرْ بِالطَّاغُوتِ وَيُؤْمِنْ بِاللّٰهِ فَقَدِ اسْتَمْسَكَ بِالْعُرْوَةِ الْوُثْقٰىۗ لَا انْفِصَامَ لَهَاۜ وَاللّٰهُ سَم۪يعٌ عَل۪يمٌ

Al Baqarah 2/256