Islão e Alcorão
Tawaf de Uma Mulher Durante Seu Período

Tawaf de Uma Mulher Durante Seu Período

 

Uma mulher pode fazer Tawaf da Caaba durante o seu período?

 

Há algumas narrações sobre a proibição de fazer tawaf de uma mulher da Caaba durante o período dela.

Narrado de Aisha:

“Eu vim para Meca enquanto estava no meu período. Eu não fiz tawaf da Caaba. Eu não visitei Safa e Marwa. Eu relatei isso ao Profeta. Ele disse: Faça o que os outros peregrinos fazem, mas não faça tawaf da Caaba até que você esteja limpo.” (Bukhari, Hajj/Peregrinação 81; também, Muslim e Ahmad ibn Hanbal)

“As mulheres em período e mulheres pós-natais se limpam, usam o ihram e fazem todas as coisas necessárias de peregrinação, além de fazer tawaf da Caaba.” (Tirmidhi, Hajj/Peregrinação 98; também, Abu Dawud e Ahmad ibn Hanbal)

Um dos estudiosos, Ibn Qayyim al-Jawziyya, declara (em resumo): “Nos primeiros tempos, os peregrinos muçulmanos não voltavam para suas casas até que todos os membros do grupo terminassem seus deveres de peregrinação. Por exemplo, se uma mulher do grupo estivesse no período, os outros membros esperavam por ela. Quando ela fica limpa e fazer tawaf da Caaba, então o grupo retorna completamente. No entanto, a situação é diferente hoje. Quando um grupo vem para peregrinação a Meca de alguma parte do mundo, sua programação e datas de retorno são muitas vezes muito rigorosas. Eles não possuem necessariamente a oportunidade de esperar por outros membros do grupo. Isso cria uma razão convincente (darurah) para as mulheres. Então, se o grupo estiver em Meca até que a mulher esteja limpa, ela terá a chance de fazer o tawaf depois de se limpar. Se o grupo não estiver em Meca por muito tempo e ela enfrentar o risco de voltar para casa sem fazer tawaf da Caaba, ela faz isso enquanto está no período menstrual.” (Ibn Qayyim al-Jawziyya, Ilaam al-Muwaqqi’een, Beirute, 1986, v.3, p.25-40)

Nossa opinião é a mesma que esta.

 

Most Viewed Posts