Será que isso é verdade ver Deus no céu?  Em caso afirmativo, como podemos ver Deus? Em outras palavras, direta e individualmente, sem qualquer cortina, sem intermediários, etc.?

De acordo com os seguintes versículos e hadices, ver Deus é uma das bênçãos que será dada aos crentes que vão entrar no céu;

 “No Dia, haverá semblantes risonhos, dirigindo os seus olhares para o seu Senhor;” 

(Al Quiáma 75/22-23)

Jarir b. Abdullah Al Bajali narrou: Nós estávamos sentados ao redor do Rasulullah (ﷺ) O Mensageiro de Deus olhou para a lua cheia e disse:

“Vocês vão ver vosso Senhor, e vocês vão ver Ele como vocês estão vendo essa lua, e não enfrentarão dificuldades e problemas algum ao vê-Lo.

Ele disse, portanto, continuem as orações de antes do nascer do sol e antes do pôr-do-sol enquanto vocês puderem, e recitou o seguinte verso:

 “…e celebra os louvores ao teu Senhor antes do nascer do sol, antes do seu ocaso …”1  (Tá Há 20/ 130)

Segundo a narração de Abu Huraira, Rasulullah (ﷺ) disse:

“Vocês têm dificuldade em ver a lua quando a noite da lua cheia? Ou enfrentam dificuldade em ver o sol? Ashab: responderam “não”. Sobre isso, Rasulullah disse:  “Vocês irão ver vosso Senhor tão fácil como veem a Lua cheia, não enfrentarão nenhuma dificuldade”. 2

Segundo a narração de Suhaib, Rasulullah (ﷺ) sobre o verso; “Aqueles que praticam o bem obterão o bem e ainda algo mais; nem a poeira, nem a ignomínia anuviarão os seus rostos. Eles serão os diletos do Paraíso, em que morarão eternamente.”  (Yunis 10/26) disse o seguinte:

“Enquanto os que merecem céu entrarão, um chamante vai gritar: ‘Há uma promessa de Allah por vocês’. E eles correspondem: “Ele não nos honrou? Ele não nos salvou do fogo? Ele não nos colocou no céu?” Os anjos responderão “sim”. Depois disso, a cortina vai se abrir. Rasulullah (ﷺ) continuou assim: “Juro por Allah que Ele não concedeu às pessoas do céu aquele dia algo mais encantador do que a ver Ele”. 3

Quanto a como ver Ele:

“Poderemos ver a beleza de Deus ao mesmo ritmo que vemos o sol, que é um milhão de vezes maior do que o nosso mundo.

Mesmo nosso profeta viu Ele como reflexo da luz (nur). Quando foi perguntado para ele “Viu seu Senhor?” Respondeu: “Ele é a Luz (nur), como posso ver Ele?” Além disso, a lua e o sol, como visto da terra. Ele não será visto no céu; Ele será visto do céu.  No verso, “ver” não é usado, “olhar” é usado. E em outro verso: “Os olhares não podem percebê-Lo” (Al An’am 6/103)


Ali Rıza Demircan, Kur’an ve Sünnet Işığında Cennet Hayatı, İstanbul, 2009, p: 88

  1. Tirmizi,Jannah, 16 ↩︎
  2. Tirmizi, Jannah, 17 ↩︎
  3. Tirmizi, Jannah, 17 ↩︎