Islão e Alcorão
Propósito de Iddat

Propósito de Iddat

 

Por que há uma diferença no período Iddat de um homem divorciado e uma mulher divorciada? A lógica por trás disso não é a identificação da gravidez? Também não é necessário quando uma mulher se divorcia de seu marido? Além disso, por que há iddat para mulheres mais velhas cuja habilidade reprodutiva é interrompida?

 

1- O Propósito de iddat não é a identificação da gravidez. A gravidez pode ser identificada hoje com testes tão fáceis que nem exigem um médico.

2- O objetivo iddat (Deus sabe o melhor) é proteger as mulheres por:

a) Evitar que os homens se divorciem de suas esposas com decisões precipitadas em momentos de discussão e raiva.

b) Evitar que os homens deixem de repente suas esposas desamparadas, jogando-as para fora de casa sem nada em suas mãos.

c) Dar algum tempo para os casais falarem sobre seus problemas, não deixando que eles se separem imediatamente em momentos de dificuldade.

d) Convencer os casais a viverem juntos por um certo tempo antes do divórcio, a fim de criar oportunidades para eles dormirem novamente e derreterem o gelo.

e) Proteger a família e os filhos.

e até mesmo:

f) Dar uma lição a todos os gerentes (qawwam) que eles não podem simplesmente demitir seu empregado sem dar tempo (aviso prévio) para se prepararem mentalmente e economicamente como os maridos são nomeados Qawwam (gerente e protetor) no Alcorão (ver 4:34).

O divórcio é um processo difícil. É sempre mais difícil para mulheres do que homens. Allah intitulou as mulheres como “muhsana” no Alcorão, o que significa “a protegida”. Portanto, Allah sempre protege as mulheres em seus assuntos. Iddat é apenas um elemento.

 

Most Viewed Posts