Islão e Alcorão
Pedra Negra Hajar al Aswad

Pedra Negra – Hajar al-Aswad

 

Tanto quanto sei, não há outro exemplo do respeito e da cortesia mostrados ao Hajar al-Aswad (a Pedra Negra) na prática islâmica, no contexto de “mostrar respeito por uma pedra”. Quão saudável é fazer isso, só porque é sunnah, enquanto o Islam rejeita ídolos e se une a outros com Allah? Pelo contrário, o respeito mostrado à Pedra Negra é um comportamento do Profeta Muhammad (saws)?

 

O respeito mostrado à Pedra Negra não tem nada a ver com ídolos. Os adoradores de ídolos costumavam considerar seus ídolos como mediadores entre Allah e eles mesmos, e acreditavam que eles os fariam mais próximos de Allah e intercederiam por eles. A Pedra Negra não é atribuída tais qualidades. Ela simplesmente mostra o começo da circumambulação da Caa’ba. Nosso ato de beijar é porque nosso Profeta (saws) fez isso.

As palavras seguintes de Omar (r.a.) sobre a Pedra Negra é famoso:
Eu sei que você é uma pedra, você não causa benefício ou dano; e se não fosse que eu tivesse visto o Mensageiro de Allah beijá-la, eu nunca teria beijado você ”(Bukhari, Peregrinação (Hajj) 50, 57, 60; Peregrinação Muçulmana, 248, 120; Muwatta, Peregrinação 36, (1367).

Hanzalah diz: “Eu vi Tawus passar (enquanto fazia tawaf) pela esquina. Se ele a ver lotada, ele passaria e não comprimiria. E se ela estivesse livre, beijaria três vezes, então ele dizia: “Eu vi Ibn Abbas fazendo isso. Ibn Abbas disse: “Eu vi Omar bin Al-Khattab fazendo isso, então ele disse: Você é apenas uma pedra que não pode causar danos ou trazer benefícios; Eu não faria se eu não visse o Mensageiro de Allah beijando você Eu não teria te beijado. Então Omar disse: “Eu vi o Mensageiro de Allah fazendo isso” (Sunan an-Nasa’i, Peregrinação 148).

Nosso Profeta (saws) disse a Omar (ra): “Ó Abu Hafs, você tem muita força, não prejudique os fracos. Se você ver o canto livre, aproxime-se e beije (a pedra negra), se não, passe dizendo ‘Allahu Akbar’ (Allah é Grande). ”(Ahmad B. Hanbal 1/23)

Hoje, alguns peregrinos consideram o beijo da Pedra Negra não como uma sunnah de circumambulação, mas como a adoração mais importante para eles mesmos. Isso é o que está errado. O que precisa ser feito é educar as pessoas sobre esse assunto.

Posts

Most Viewed Posts