Islão e Alcorão
O Conceito de Ma'ruf (Termos Aceitáveis) na Vida Familiar

O Conceito de Ma’ruf-Termos Aceitáveis na Vida Familiar

 

Pode explicar sobre o conceito de ma’ruf que é mencionado no capítulo Nisa 19?

 

A palavra árabe que traduzimos como “termos aceitáveis” é Ma’ruf. É a forma objetiva do Urf. Urf significa literalmente o conhecido, reconhecido e aceito. Na terminologia do Alcorão, significa um estilo de vida natural que é conhecido e reconhecido em todos os lugares e em todos os tempos. Significa um estilo de vida que é 100% de acordo com a criação e o desejo de Allah, embora a pessoa não tenha nenhum conhecimento sobre um livro sagrado. É a informação universal que todos compartilham. É por isso que Allah diz ao nosso profeta (e a nós) recomendar o Urf.

“Conserva-te indulgente, recomenda o bem e afasta-te dos ignorantes.” (Al A’raf | Os Cimos 7:199)

Ma’ruf, como se diz, a forma objeto de Urf. Tem o mesmo significado, mas aponta as diferenças formais no Urf. Toda comunidade tem seu “ma’ruf”, mas ainda assim, cada “ma’ruf” está de acordo com as leis de Allah. As leis, costumes e hábitos comunais que não estão em contraste com as leis divinas são considerados ma’ruf no Alcorão. Digamos que Urf defenda a lei estatutária e que Ma’ruf defenda a lei consuetudinária de Allah.

“(…) Vivei com suas esposas em termos aceitáveis. (…)” É uma frase dirigida aos homens. Aponta que os homens devem considerar os costumes da comunidade em fixar suas expectativas de suas esposas. Eles não devem esperar algo que é incomum na comunidade ou contra o estilo de vida aceito de suas esposas antes deles. Este é um conselho que torna a vida familiar muito mais fácil e alegre.

 

Most Viewed Posts