Islão e Alcorão
Jejum da Ashura

Jejum da Ashura

 

Qual é o julgamento sobre jejum da Ashura no dia 10 no mês Moarrã? Quantos dias devemos jejuar? Há alguma oração ou ibadah a ser feito particularmente no décimo de Moarrã?

 

Nosso profeta Muhammad (saws) recomenda o jejum no nono e décimo de Moarrã, que são os dias de Ashura. Não há outra adoração específica no mês de Moarrã. Os cultos habituais são iguais aos outros meses, por exemplo as orações, orações voluntárias, jejuns de segunda etc…

Os hádices relacionados ao jejum no dia de Ashura são os seguintes:

Narrado por Aisha (r.a.):
“‘Ashura’ era um dia que as pessoas de Quraish costumavam jejuar no período pré-islâmico, e o Mensageiro de Deus também jejuou após chegar Meca e o ordenou. Mais tarde, quando o jejum do mês do Ramadã foi prescrito, ele desistiu de jejuar no dia de ‘Ashura’. Depois disso, algumas pessoas jejuaram os outros não. ” (Bukhari, Sawm 1, 68, Muslim, Siyam 113 (1125); Tirmidhi, Sawm, 49; Abu Davud, Sawm, 64; Muwatta, Siyam, 33)

Abdullah Ibn Omar disse:
Ashura era um dia que costumávamos jejuar no período pré-islâmico.  Depois que o jejum do Ramadã se tornou obrigatório o Mensageiro de Deus disse o seguinte: “ Este (dia) é um dos dias de Deus. “À Vontade, jejuem ou não”. (Buhari, Sawm, 68; Muslim, Sıyâm, 117 (1126); Abû Dâvûd, Sawm, 64)

Narrado por Abbas:
“Quando o Profeta chegou a Medina, ele descobriu que os judeus observavam jejum no dia de “Ashura”. Eles foram perguntados sobre o motivo do jejuar neste dia. Eles responderam: “Este é o dia em que Deus fez com que Moisés e os filhos de Israel tivessem a vitória contra Faraó, então nós jejuamos neste dia como um sinal de glorificá-lo”. O Mensageiro de Deus disse: “Estamos mais perto de Moisés do que vocês”. Então ele ordenou jejuar no dia de Ashura”.  (Buhari, Anbiya, 24, Manakibu’l-Ansar, 52; Muslim, Siyâm, 127 (1130); Abû Dâvûd, Sawm, 64; İbn Mâja, Siyâm, 41; Ahmad b. Hanbal, 1/291, 310, 336, 340.)

Em dois dos hadices acima, é mencionado que o Mensangeiro de Deus costumava jejuar quando Ele estava em Meca. Mas, quando olhamos para o último, podemos entender que este jejum começou em Medina. Isso não requer uma contradição. Os árabes podem ter jejuado como uma tradição vem da religião de Abrão (a.s.) e os judeus podem ter aprendido de Moisés (a.s.). A pergunta pode ter sido solicitada para aprender a razão pela qual os judeus estavam jejuando.

 

Most Viewed Posts