Um homem pode começar a jejuar se ele tiver relação sexual com sua esposa e for dormir sem ter ablução maior (ghusl) e, em seguida, se ele não puder acordar no momento fajr e tiver de sair sem ter de banho para não se atrasasar para ir trabalhar?

Ser junub não obstrui o jejum.

De acordo com o Alcorão, ser junub, que é o estado de necessidade da ablução maior (ghusl) é apenas um obstáculo para praticar a oração (salat), mas não para o jejum:

…يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُواْ لاَ تَقْرَبُواْ الصَّلاَةَ وَأَنتُمْ سُكَارَى حَتَّىَ تَعْلَمُواْ مَا تَقُولُونَ وَلاَ جُنُبًا إِلاَّ عَابِرِي سَبِيلٍ حَتَّىَ تَغْتَسِلُواْ

Ó vós que credes e confiais! Não vos aproximeis da oração enquanto ébrios até que saibais o que dizeis, e nem enquanto junub – exceto quando estais em passagem– até que vos banheis…

An Nissá 4/43

As esposas de nosso profeta Aisha e Umm Salama narraram que o profeta Muhammad (ﷺ) também acordou como um junub e depois continuou a jejuar ao realizar ablução maior (Bukhari, Jejum, 22).

De acordo com as regras islâmicas, uma pessoa que está junub por qualquer motivo, pode esperar até o próximo tempo de oração (salat) sem realizar ablução maior. Não é permissível esperar mais do que isso, porque realizar cada oração dentro de seu período de tempo especificado é uma obrigação para todos os muçulmanos, e isso não pode ser realizado sem ablução maior (ghusl).  Pode ir dormir enquanto precisa tomar ablução maior à noite. No entanto, oração de fajr é uma obrigação sobre você, então você tem que acordar em seu período de tempo e tem que realizar ablução maior (ghusl), a fim de realizar a oração (salat).  Se você tivesse adormecido, a primeira coisa que você precisa fazer depois de acordar é realizar a ablução maior e realizara oração de fajr que você perdeu.

Você pode jejuar no dia. A única coisa a ter cuidado é evitar engolir água durante a ablução maior.