Como devemos comportar com as pessoas que desfaz da gente?
Quando olhamos os versos sobre esse assunto, podemos ver dois lados. Direito penal e perdão. O primeiro é direito humano, o segundo é a parte da misericórdia. Allah, O Todo-Poderoso diz:
“Quando os castigardes, fazei-o do mesmo modo como sois castigados; porém, se fordes pacientes será preferível para os que forem pacientes.” (An Nahl | As Abelhas 16:126)
“Assim será! Aquele que se desforrar um pouco de quem o injuriou e o ultrajou, sem dúvida Deus socorrerá, porque é Absolvedor, Indulgentíssimo.” (Al Hajj | A Peregrinação 22/60)
E o delito será expiado com o talião; mas, quanto àquele que indultar (possíveis ofensas dos inimigos) e se emendar, saiba que a sua recompensa pertencerá a Deus, porque Ele não estima os agressores. (Ax Xura | A Consulta 42:40)
Há dia da justiça por cada delito, no outro mundo. Para não ser punido é necessário se arrepender. Deus o Todo-Poderoso diz:
“E quem cometer uma má ação ou se condenar e, em seguida (arrependido), implorar o perdão de Allah, sem dúvida achá-Lo-á Indulgente, Misericordioso.” (An Nissá | As Mulheres 4:110)