An Nissa 4/158

Na verdade, Deus o ascendeu até Si mesmo[¹]. É Deus quem é sempre supremo e de quem as decisões são corretas.


بَلْ رَفَعَهُ اللّٰهُ اِلَيْهِۜ وَكَانَ اللّٰهُ عَز۪يزًا حَك۪يمًا
(An Nissa 4/158)

(Fundação Suleymaniye)
[¹] De acordo com Al Imran 3/55, Jesus não foi morto, Deus o fez morrer (Maryam 19/33) e o salvou dos judeus. O que ele dirá no futuro: "desde que Tu me fez falecer, só Tu tens sido seu supervisor" (Al Maidah 5/117) indica que ele faleceu normalmente. Segundo Az Zumar 39/42, a morte é a separação da alma do corpo. Deus faz a alma morrer de duas maneiras, uma quando adormece e outra quando morre. A alma mantenha todas as informações, como o sistema operacional do computador. Por esta razão, Deus protege a alma tanto do corpo adormecido quanto do morto. Quando a alma da pessoa adormecida desperta, a alma da pessoa falecida retorna quando o corpo é recriado (Al Muminun 23/100 e At Takwir 81/7). A elevação de Jesus a Deus é a elevação de sua alma depois que ele morre (Al Araf 7/40, Al Maarij 70/4). Não existe volta de Jesus para terra.

Mas, Allah ascendeu-o[¹] até Ele. E Allah é Todo-Poderoso, Sábio.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)


[¹] Embora entenda a ascensão como falo incontestável, o Alcorão não oferece maiores informações sobre isso

Outrossim, Deus fê-lo ascender até Ele[¹], porque é Poderoso, Prudentíssimo.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)

[¹] Há diferenças de opinião quanto à exata interpretação deste versículo. As palavras são: Os judeus não mataram Jesus, pois que Deus fê-lo ascender (rafa’a) até Ele. Uma corrente de opinião sustenta que Jesus não teve uma morte humana comum, outrossim ainda vive, fisicamente, no céu; outra, sustenta que ele deveras morreu (versículo 120 da 5ª Surata), mas não como se supôs: que tivesse sido crucificado, e que a sua "ascensão" até Deus significa que, ao invés de ter sido tido na conta de malfeitor, como os judeus pretendiam que fosse, foi tido em conta honrosa, por Deus, como Seu Mensageiro; ver o próximo versículo.

Antes Deus o elevou até Ele. Deus é poderoso e sábio.
(Mansour Challita, 1970)


Pelo contrário, Allah exaltou-o até Si Próprio, e Allah é Poderoso, Sábio.
(Iqbal Najam, 1988)


An Nissa 4/158

4- An Nissa

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