O que significa que Jesus é um verbo?

O fato de Jesus ser um “verbo” é informação encontrada nos Evangelhos. No entanto, as interpretações apresentadas pelos cristãos como a “doutrina do logos/verbo” e com o objetivo de deificar Jesus não passam de forçadas. As partes relevantes do Evangelho de João são as seguintes:

No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus. Aquele que é a Palavra estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.” (João 1:1-3)

As passagens de João referentes ao ‘verbo’ são usadas como evidência da crença na Trindade. No entanto, quando o contexto geral das passagens referentes ao verbo é examinado, fica claro que o conceito de “verbo” aqui está relacionado à realização do evento da criação. Quando a Bíblia é examinada em sua totalidade, percebe-se que, no princípio, Deus disse a todas as coisas “Sê” ao criar o universo:

No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre as águas profundas, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Deus disse: ― Haja luz. E houve luz. (Gênesis 1:1-3)

Então, Deus disse: ― Haja um firmamento entre as águas que faça separação entre águas e águas. E assim foi. Deus fez o firmamento e separou as águas que ficaram abaixo do firmamento das que ficaram por cima. (Gênesis 1:6-7)

É evidente que tudo foi criado por meio desta palavra “Sê – haja”. Esta palavra representa a vontade de Deus e não é independente Dele. Quando examinamos a Bíblia como um todo, fica claro que as passagens em questão no Evangelho de João chamam a atenção para esse fato. Filósofos cristãos têm afirmado que Jesus é Deus, interpretando a palavra nas passagens relevantes como Jesus. Eles também apresentaram a seguinte passagem de João como evidência disso:

Aquele que é a Palavra tornou‑se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14)

Tudo o que vem à existência por meio do “Verbo” é uma criação separada de Deus. Deus diz: “Haja luz”, e há luz. No entanto, luz não é Deus. A frase “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” na 14ª passagem da seção relevante de João também expressa que Jesus milagrosamente veio à existência e ganhou vida com a ordem de Deus de “Sê”.

Portanto, a expressão “Jesus é o verbo ” refere-se à vinda milagrosa de Jesus à vida por meio da palavra de Deus, “haja”. O Alcorão também confirma isso:

Ante Deus, o caso de Jesus ¹ é como o de Adão. Ele o criou do solo; em seguida, disse-lhe: “Sê” e ele veio a ser.

Ál Imran 3/59 fs

Ó adeptos do Livro! Não vos excedais em vossa religião. Não digais de Deus algo que não seja a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria é apenas o mensageiro de Deus, Seu verbo de “Sê” que transmitiu a Maria e um espírito de Si mesmo. Então, crede em Deus e em Seus mensageiros. Não digais “três”; desisti disso para que seja melhor para vós. Sem dúvida, Deus é a única divindade. Ter um filho não pode ser atribuído a Ele. A Ele pertence tudo quanto há nos céus e na terra. Basta Deus como sustentáculo.

An Nissa 4/171

Vedat Yılmaz