Uso de Véu

É obrigatório que as mulheres muçulmanas cubram seus rostos enquanto observam as regras da cobertura, ou devem apenas cobrir o corpo e o cabelo em vez do rosto?

Uso de Véu

As mulheres não têm de cobrir seus rostos com um véu, niqab ou outros tipos de cobertura. Podemos entender isso pelo seguinte versículo e hadice:

لَا يَحِلُّ لَكَ النِّسَاء مِن بَعْدُ وَلَا أَن تَبَدَّلَ بِهِنَّ مِنْ أَزْوَاجٍ وَلَوْ أَعْجَبَكَ حُسْنُهُنَّ إِلَّا مَا مَلَكَتْ يَمِينُكَ وَكَانَ اللَّهُ عَلَى كُلِّ شَيْءٍ رَّقِيبًا

“Além dessas não te será permitido casares com outras, nem trocá-las por outras mulheres, ainda que suas belezas te encantarem, com exceção das que a tua mão direita possua. Allah é Observador de tudo.” (Al Ahzab | Os Partidos 33:52)

A beleza de uma mulher pode encantar um homem só se ele vier o rosto e, portanto, este verso prova que os rostos das mulheres podem ser visíveis/descobertos. 1

O seguinte hadice também demonstra um caso semelhante:

Omar disse uma vez: “Tenha cuidado, não aumente o mehr das mulheres “.

Uma mulher com bochechas vermelhas respondeu: “Esta é a sua opinião, ou você o ouviu do Mensageiro de Allah? Encontramos o oposto de suas reivindicações no Livro de Allah. Ele diz:

وَإِنْ أَرَدتُّمُ اسْتِبْدَالَ زَوْجٍ مَّكَانَ زَوْجٍ وَآتَيْتُمْ إِحْدَاهُنَّ قِنطَارًا فَلاَ تَأْخُذُواْ مِنْهُ شَيْئًا أَتَأْخُذُونَهُ بُهْتَاناً وَإِثْماً مُّبِيناً

“Se desejardes trocar de esposa, tendo-a dotado com um quintal, não lho diminuais em nada. Tomá-lo-íeis de volta, com a falsa imputação e um delito flagrante? “ (An Nissá | As Mulheres 4:20)

Omar ficou confuso por um momento e depois disse: “Todo mundo é mais compreensivo do que Omar, mesmo mulheres em suas casas …”

Uma vez que é mencionado que a mulher tinha bochechas vermelhas, seu rosto não estava coberto.

  1. Abubakr al-Jassas, Ahkam-ul-Qur’an, Dar al-Kitab al-Arabi, Beirute, 1335 h., V: 3, página 316.