É permitido fazer tatuagem ou fazer alguma coisa no corpo com hena? É válido realizar wudu (ablução maior) ou ablução dessa maneira? Dizem que “a ablução não é válida para as pessoas que têm tatuagem em seus corpos”, é verdade?

tatuagem

A tatuagem é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de uma arte permanente feita na pele humana que, tecnicamente, consiste em uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas. Esse procedimento, durante muitos séculos, foi completamente irreversível (embora, dependendo do caso, as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os cultuadores dessa prática é ser uma obra de arte viva e temporal tanto quanto a vida.1

A tatuagem coloca uma cicatriz permanente e torna-se parte do corpo. Não é permitido fazer tatuagem, mas se fizer isso não constitui um obstáculo para a ablução, pois não está na pele, torna-se parte do corpo sob a pele.

A hena não coloca uma cicatriz permanente no corpo; dissolve-se lavando-se dia a dia, mas desenhar uma figura ou imprimir alguma coisa no corpo (por exemplo, desenhar imagem de um cantor ou imprimir várias frases para indicar a opinião política, etc.) são os comportamentos que visam parecer diferentes ou uma preocupação estética. O objetivo de tais comportamentos deve ser considerado como mudar a forma de criação dos seres humanos e também a preocupação estética. Um hadice que afirma a tatuagem não é permitido da seguinte forma;

O Mensageiro de Deus, a paz e as bênçãos estejam com ele, disse que “aquele que faz tatuagens e aquele que as recebe foram amaldiçoados….” (Bukhari, Libas, 82-87; Muslim, Libas, 119)

  1. https://www.wikiwand.com/pt/Tatuagem
By |2018-07-07T18:25:30+00:0003/07/2018|Categories: Ablução|