Responsabilidade das Crianças

Quando devemos aconselhar nossos filhos a jejuar?

Responsabilidade das Crianças

No Islã, é preciso chegar à puberdade para ser responsável pelas adorações. Para uma menina, essa responsabilidade começa no primeiro período e, para um menino, começa quando o sistema reprodutivo começa a funcionar. Não há responsabilidade antes da puberdade.

É um dever dos pais preparar seus filhos para essa responsabilidade. As crianças precisam aprender sobre práticas básicas, como orações e jejum, a partir dos sete anos de idade. Eles devem ser capazes de orar adequadamente e jejuar de vez em quando quando têm dez anos, embora nunca possam ser impelidos a isso, pois não são responsáveis ​​antes da puberdade; no entanto, eles devem ser informados adequadamente de acordo com sua idade sobre a responsabilidade futura. Tudo deve ser explicado de forma adequada, sem ameaçar ou assustar a criança. Este dever está principalmente sobre os ombros dos pais.

Segundo um hadice, os companheiros familiarizaram seus filhos pré-puberdade ao jejum e, quando choravam por comida, distraíam-nos com brinquedos até o tempo de desjejuar. (Bukhari, jejum, 47)