Quem Tem Direito a Receber Zakat?

 

O Deus Todo Poderoso decreta o seguinte no Alcorão:

“As esmolas são tão-somente para os pobres, para os necessitados, para os funcionários empregados em sua administração, para aqueles cujos corações têm de ser conquistados, para a redenção dos escravos, para os endividados, para a causa de Allah e para o viajante; isso é um preceito emanado de Allah, porque é Sapiente, Prudentíssimo.” (At Tauba 9:60)

O zakat é dado diretamente às primeiras quatro classes de pessoas, enquanto os fundos são levantados usando o zakat para as próximas quatro classes de pessoas.

O significado da raiz da palavra “masakeen – الْمَسَاكِينِ” é “ficar parado após o movimento”. Essas pessoas já tiveram os meios para ganhar sua própria subsistência, mas depois tiveram que parar de ganhar por várias razões. Os doentes, os idosos, os deficientes, os desempregados ou qualquer outra pessoa desesperada que se enquadram nessa categoria.

Todos os gastos que são feitos para suportar a religião de Deus são, de fato, para a causa de Deus, e as outras categorias também estão incluídas nisso. Então, essa classe mencionada aqui como “a causa de Allah” deve ser para os gastos da guerra. Deus manda guerrear contra aqueles que iniciam uma guerra contra nós (Al Bacará 2: 190). Portanto, podemos chamar esse de “fundo de defesa”.

Os endividados são uma classe diferente dos necessitados ou desesperados. Um exemplo para eles são os proprietários de empresas que precisam urgentemente de dinheiro por um curto período de tempo. Se eles receberem uma quantidade suficiente de dinheiro, eles podem superar as dificuldades financeiras, continuar seus negócios e manter seus próprios pés. Então, eles começarão a ter lucro novamente, e estarão de volta ao ciclo financeiro podendo dar o zakat em um curto espaço de tempo.