Porque o homem peca? E há arrependimento por todos pecados?

Porque o homem peca

Há ‘impaciência’ no homem. Allah, O Todo-Poderoso diz:

Em verdade, o homem foi criado impaciente;Quando o mal o açoita, irrita-se; Mas, quando o bem o acaricia, torna-se avarento, (AL MA’ÁRIJ 70/19-21)

Há ‘ingratidão’ no homem. Allah, O Todo-Poderoso diz:

E se o infortúnio açoita o homem, ele Nos implora, quer esteja deitado, sentado ou em pé. Porém, quando o libertamos de seu infortúnio, ei-lo que caminha, como se não Nos tivesse implorado quando o infortúnio o açoitava.  Assim foram abrilhantados os atos dos transgressores (por Satanás). (Yunis, 10/12)

Há ‘avareza’ no homem. Allah, O Todo-Poderoso diz:

Em verdade os vossos bens e os vossos filhos são uma mera tentação. Mas sabei que Allah vos reserva uma magnífica recompensa. Temei, pois, a Allah, tanto quanto possais. Escutai-O, obedecei-Lhe e fazei caridade, que isso será preferível para vós!  Aqueles que se preservarem da avareza serão os bem-aventurados. Se emprestardes a Allah espontaneamente, Ele vo-lo multiplicará e vos perdoará, porque Allah é Retribuidor, Tolerante, (AT TAGHÁBUN, 64/15-17)

Todas essas características, causa o homem atue defeituoso. Mas o homem é capaz para determinar o que é certo e o que é errado. Allah, O Todo-Poderoso diz:

E lhe inspirou o que é certo e o que é errado; Que será venturoso quem a (a alma) purificar, E desventurado quem a corromper.(Ax-Xams, 91/8-10)

Aquele que faz o bem, ele sente a alegria do bem.  E o malfeitor sofre da auto reprovação. Este é uma grande bênção de Deus. Nesse sentido, a pessoa precisa arrepender-se e retornar de seu pecado. Não importa quão grande seja o pecado, a porta do arrependimento está sempre aberta. Allah, O Todo-Poderoso diz:

Dize:  Ó servos Meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Allah; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo. E voltai, contritos, ao vosso Senhor, e submetei-vos a Ele, antes que vos açoite o castigo, porque, então, não sereis socorridos.E observai o melhor do que, de vosso Senhor, vos foi revelado, antes que vos açoite o castigo, subitamente, sem o perceberdes. (AZ ZÚMAR, 39/53-55)

Allah, O Todo-Poderoso diz:

Allah tenciona elucidar-vos os Seus preceitos, iluminar-vos, segundo as tradições dos vossos antepassados, e absolver-vos, porque é Sapiente, Prudentíssimo. Allah deseja absolver-vos; porém, os que seguem os desejos vãos anseiam por vos desviar profundamente. E Allah deseja aliviar-vos o fardo, porque o homem foi criado débil. (AN NISSÁ, 4/26-28)

Se uma pessoa morrer sem arrependimento, o único pecado que Allah não perdoará é o pecado do Shirk (atribuir parceiros a Deus). Allah, O Todo-Poderoso diz:

Allah jamais perdoará a quem Lhe atribuir parceiros; porém, fora disso, perdoa a quem Lhe apraz.  (AN NISSÁ, 4/48)

Shirk é atribuir parceiros a Deus. Atribuir parceiros a Deus, é  considerar um ou alguns atributos de Deus também em ‘outros seres’. Às vezes, aqueles ‘outros seres’ são próprios desejos da pessoa. Mas principalmente aqueles são os santos’ e os papas, padres, pastores, imames, muftis, maulanas etc.  que são considerados perto de Deus. Os santos e os cleros são considerados como mediadores entre Deus e o homem, aceitando eles como semideuses semihumanos. Os cleros representam eles. Estar em relação com parceiro de Deus pode ser considerado estar em relação com Deus. Por isso eos cleros abusam a religião gravemente. Na Surata Fatiha, que lemos em cada oração, nós dizemos: “Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda!” Os muçulmanos que vivem assim vão ter vida sem atribuir parceiro a Deus e sem ser objeto de abuso da religião.

Como resultado, os seres humanos, conscientemente ou inconscientemente, podem cometer todos os tipos de pecados e erros. Sempre que um pecador deseja retornar do seu pecado, ele deve saber que as portas do arrependimento estão abertas e nunca se desesperam.

By |2018-01-16T02:09:38+00:0006/12/2017|Categories: Geral|