Perdoar Constantemente

O que o Islã diz sobre punição e perdão nas relações humanas? O perdão conduz consistentemente a resultados falsos?

Perdoar Constantemente

No Islã, é recomendado a nós, perdoar. Perdão é importante, mas não é fácil. A este respeito, Deus, o Todo Poderoso diz:

الَّذِينَ يُنفِقُونَ فِي السَّرَّاء وَالضَّرَّاء وَالْكَاظِمِينَ الْغَيْظَ وَالْعَافِينَ عَنِ النَّاسِ وَاللّهُ يُحِبُّ الْمُحْسِنِينَ

“Que fazem caridade, tanto na prosperidade, como na adversidade; que reprimem a cólera; que indultam o próximo. Sabei que Deus aprecia os benfeitores.” (Al ‘Imran | A Família de Imran 3:134)

Mas isso não significa não alertar os malfeitores e puni-los quando necessário. Às vezes é necessário impor uma penalidade:

وَإِنْ عَاقَبْتُمْ فَعَاقِبُواْ بِمِثْلِ مَا عُوقِبْتُم بِهِ وَلَئِن صَبَرْتُمْ لَهُوَ خَيْرٌ لِّلصَّابِرينَ

“Quando castigardes, fazei-o do mesmo modo como fostes castigados; porém, se fordes pacientes será preferível para os que forem pacientes” (An Náhl | As Abelhas 16:126)

وَجَزَاء سَيِّئَةٍ سَيِّئَةٌ مِّثْلُهَا فَمَنْ عَفَا وَأَصْلَحَ فَأَجْرُهُ عَلَى اللَّهِ إِنَّهُ لَا يُحِبُّ الظَّالِمِينَ

“O delito será expiado com o talião; mas, quanto àquele que indultar (possíveis ofensas dos inimigos) e se emendar, saiba que a sua recompensa pertencerá a Deus, porque Ele não estima os agressores. ” (Ax Xura | A Consulta 42:40)

Precisa agir dependendo do caso. Perdão nem sempre dá o resultado desejado. Portanto, Deus nos ensinou os princípios de advertência e até mesmo punição quando necessário. Precisam agir de acordo com isso.