Pegar Empréstimo para Pagar Dívidas

Eu devo alguns bancos e não posso pagá-los. Será mais fácil pegar um empréstimo de outro banco para fechar minhas dívidas e assim me livrar dela em outros bancos para focar apenas na minha última dívida. É permitido para mim, ir buscar um empréstimo com juros?

Pegar Empréstimo para Pagar Dívidas

Para pagar suas dívidas, não vá mais uma vez ao haram. Um erro não pode ser corrigido com o outro. Então, sua dívida pode girar em círculos. O que você precisa fazer é urgentemente pegar qualquer empréstimo sem juros de um amigo, com base na Karz-i Hasen ou vender seus ativos se tiver algum e encerrar sua dívida transformando-a em dinheiro; ou, se nada disso for possível, fechar a dívida atual reduzindo o valor das despesas sem ter nenhuma nova dívida com juros. Caso contrário, o método sobre o qual você fala é interesse e não é permissível.

Allah, o Glorificado seja, diz:

فَإِنَّ مَعَ الْعُسْرِ يُسْرًا * إِنَّ مَعَ الْعُسْرِ يُسْرًا * فَإِذَا فَرَغْتَ فَانصَبْ * وَإِلَى رَبِّكَ فَارْغَبْ

“Em verdade, com a adversidade está a facilidade!1 Certamente, com a adversidade está a facilidade! Assim, pois, quando estiveres livre (dos teus afazeres), continua a prédica, E volta para o teu Senhor (toda) a atenção.” (Ax Xarh | O Conforto 94:5-8)

De acordo com esses versículos, somos ordenados a trabalhar, voltar para outro trabalho quando terminarmos o mesmo e confiarmos somente em Deus. Se seguirmos estes comandos, Allah nos dará facilidades. Portanto, não tende a pecar. Além disso, ore a Deus para facilitar essa situação difícil. Por favor, note que a ajuda não vem cedo. Deus prova você, coloca você em problemas, te abala… Quando Ele vê que você não comete pecado e você é paciente, então ele envia sua ajuda. O versículo seguinte expressa isso claramente:

أَمْ حَسِبْتُمْ أَن تَدْخُلُواْ الْجَنَّةَ وَلَمَّا يَأْتِكُم مَّثَلُ الَّذِينَ خَلَوْاْ مِن قَبْلِكُم مَّسَّتْهُمُ الْبَأْسَاء وَالضَّرَّاء وَزُلْزِلُواْ حَتَّى يَقُولَ الرَّسُولُ وَالَّذِينَ آمَنُواْ مَعَهُ مَتَى نَصْرُ اللّهِ أَلا إِنَّ نَصْرَ اللّهِ قَرِيبٌ

“Pretendeis, acaso, entrar no Paraíso, sem antes terdes de passar pelo que passaram os vossos antecessores? Açoitaram-nos a miséria e a adversidade, que os abalaram profundamente, até que, mesmo o Mensageiro e os fiéis, que com ele estavam, disseram: Quando chegará o socorro de Deus? Acaso o socorro de Deus não está próximo?” (Al Bácara | A Vaca 2:214)

Como se vê, Allah não envia sua ajuda antes de completar a provação. Em um verso Ele diz:

أَحَسِبَ النَّاسُ أَن يُتْرَكُوا أَن يَقُولُوا آمَنَّا وَهُمْ لَا يُفْتَنُونَ * وَلَقَدْ فَتَنَّا الَّذِينَ مِن قَبْلِهِمْ فَلَيَعْلَمَنَّ اللَّهُ الَّذِينَ صَدَقُوا وَلَيَعْلَمَنَّ الْكَاذِبِينَ

Porventura, pensam os humanos que serão deixados em paz, só porque dizem: Cremos!, sem serem postos à prova? Havíamos provado seus antecessores, a fim de que Deus distinguisse2 os leais dos impostores.” (Al ‘Ankabut | A Aranha 29:2-3)

  1. Este versículo é repetido, para dar uma ênfase extra. Sejam quais forem as adversidades ou vicissitudes, com que se deparem os homens, Deus sempre providencia uma solução, uma saída, um alívio, um meio que leve ao conforto e à felicidade, desde que sigamos o Seu Caminho, mostremos fé e paciência e pratiquemos o bem. Contudo, a solução, ou alívio, não acontece meramente depois das adversidades; vem com elas. Nós compreendemos o sentido genérico do artigo definido ‘usr e o traduzimos por “a” adversidade.
  2. O verbo “distinguir” é aqui usado mais no sentido de testar, do que no aquilotar o conhecimento. Deus é Onisapiente; Ele não precisa de teste algum para aumentar o Seu conhecimento; contudo, o teste é para queimar a escória que há em nós.