O que é Wahdat al-Wujud? Há algum problema em acreditar nisso?

O que é Wahdat al-Wujud

Wahdat al-Wujud é um termo sufista que significa unidade de existência e unidade de ser. Neste contexto, é um sistema de pensamento que explica as relações entre Deus-Cosmos-Humano. Foi sistematizado por Muhyiddin Ibn ‘Arabi. Houve também aqueles que dizem que não era Ibn ‘Arabi, mas os alunos o sistematizaram.

A doutrina de wahdat al-wujud baseia-se no princípio da exigência da existência de Deus e é a teoria contra a distinção de ser “possível” e “obrigatória”. De fato, o ditado de Ibn ‘Arabi indica isso: “O ser é um, e isso é a existência de Deus”. Em termos gerais Wahdat al-Wujud é a idéia de que Deus é a única existência, e o cosmos é a forma exteriorizada e a reflexão de Deus e Deus é a essência do universo. 1

Deus é aceito como o único ser na crença wahdat al-wujud e os outros seres além disso são considerados como exteriorização e reflexão de Deus. Na verdade, Allah declarou que Ele criou tudo da forma separada e real. Assim, em muitos versos: “…d’Ele é tudo quanto existe nos céus e na terra” (Bácara 2/255, An Nissá 4/131, Yunis10/155, Lucman 31/26) diz que estes são seres reais e separados. Nosso ser também é uma existência real. Dois dos muitos versos relacionados ao assunto são os seguintes:

“Porventura não refletem em si mesmos? Allah não criou os céus, a terra e o que existe entre ambos, senão com prudência e por um término prefixado.  Porém, certamente muitos dos humanos negam o comparecimento ante o seu Senhor (quando da Ressurreição).”  (Ar Rum, 30/8)

“Allah criou os céus e a terra com prudência, para que toda a alma seja recompensada segundo o que tiver feito, e ninguém será defraudado.” (Jássiya 45/22)

Ao mesmo tempo, ele colocou sinais sobre coisas que ele criou para nos mostrar o caminho certo. Em um verso, Allah, Glorificado seja, diz:

De pronto lhes mostraremos os Nossos sinais em todas as regiões (da terra), assim como em suas próprias pessoas, até que lhes seja esclarecido que ele (o Alcorão) é a verdade.  Acaso não basta teu Senhor, que é Testemunha de tudo? (Fússilat, 41/53)

É claro que, quando olharmos para ambiente, compreenderemos a existência, a unidade e o poder de Allah; mas é errado considerá-los como partes de Deus ou Ele mesmo.

Em resumo, a crença que se chama wahdat al-wujud que veja o humano como a parte de Deus não é aceitável de modo algum.

  1. Ekrem Demirli, “Vahdet-i Vücud”, Diyanet İslam Ansiklopedisi, v: 42, p: 431 et al.; Ahmet Özalp, “Vahdet-i Vücud”, Şamil İslam Ansiklopedisi, v: 8, p. 166 et al.
By | 2018-02-16T16:55:32+00:00 17/01/2018|Categories: A Fé, Erros Comuns|