Munafic – Hipócrita

Munafic-Hipócrita

Munafic – Hipócrita

O ‘munafic’ é o nome dado a uma pessoa que primeiro acredita, depois começa a desconsiderar Allah, mas ainda pensa ou se mostra como um crente. O Allah, O Glorificado seja, diz:

Quando os hipócritas se apresentam a ti, dizem: Reconhecemos que tu és o Mensageiro de Allah. Porém, Allah bem sabe que tu és o Seu Mensageiro e atesta que os hipócritas são mentirosos. Fazem dos seus juramentos uma cobertura (para as suas más ações), e desencaminham-se da senda de Allah. Que péssimo é o que fazem! Isso porque creram e depois renegaram; consequentemente, foram sigilados os seus corações e por isso são insensatos.” (Al Munaficún | Os Hipócritas 63/1-3)

Referindo-se àqueles que se mostram como crentes, mas, de fato, não são, o Allah, O Glorificado seja, diz;

Entre os humanos há os que dizem: Cremos em Allah e no Dia do Juízo Final. Contudo, não são crentes. Pretendem enganar a Allah e aos crentes, quando só enganam a si mesmos, sem se aperceberem disso.”  (Al Bácara | A Vaca 2/89)

No versículo 7 de Al-Baqara, é declarado que, como resultado da determinação dos incrédulos em desconsiderar a Deus, eles começaram a não notar a verdade como hábito para que os olhos dos descrentes tenham sido velados. O mesmo véu fecha os olhos dos hipócritas (munafic) também. O Allah, O Glorificado, seja, diz:

Parecem-se com aquele que fez arder um fogo; mas, quando este iluminou tudo que o rodeava, Allah extinguiu-lhes a luz, deixando-os sem ver, nas trevas. São surdos, mudos, cegos e não se retraem (do erro).” (Al Bácara | A Vaca 2/17-18)

O verso mostra que, no início, eles queriam ser esclarecidos com as instruções divinas. Mas, quando as instruções trazem as verdades, elas são incomodadas, o que as faz ignorá-las e virar a escuridão. Eles ficam surdos, mudos e cegos. Eles não querem ouvir, ver ou falar sobre as verdades. E eles não retornarão.