Mulher e Trabalho Doméstico

Dizem que a mulher não precisa amamentar, limpar a casa, cozinhar etc. É verdade?

Mulher e Trabalho Doméstico

Amamentar é um dever da mãe. Deus, o Todo Poderoso diz:

وَالْوَالِدَاتُ يُرْضِعْنَ أَوْلاَدَهُنَّ حَوْلَيْنِ كَامِلَيْنِ لِمَنْ أَرَادَ أَن يُتِمَّ الرَّضَاعَةَ وَعلَى الْمَوْلُودِ لَهُ رِزْقُهُنَّ وَكِسْوَتُهُنَّ بِالْمَعْرُوفِ لاَ تُكَلَّفُ نَفْسٌ إِلاَّ وُسْعَهَا لاَ تُضَآرَّ وَالِدَةٌ بِوَلَدِهَا وَلاَ مَوْلُودٌ لَّهُ بِوَلَدِهِ

“As mães amamentarão os seus filhos durante dois anos inteiros, aos quais desejarem completar a lactação, devendo o pai mantê-las e vesti-las eqüitativamente. Ninguém é obrigado a fazer mais do que está ao seu alcance. Nenhuma mãe será prejudicada por causa do seu filho, nem tampouco o pai, pelo seu….” (Al Bácara | A Vaca 2:233)

Como visto no verso, a mãe que não quer amamentar seu filho antes dos dois anos de idade não pode tomar essa decisão sozinha. Somente concordando mutuamente com o marido ela pode desmamar mais cedo.

Na vida de casado, tanto o homem quanto a mulher têm vários deveres morais. Não se deve presumir que a mulher não tenha um dever na família. A mulher foi obrigada a cuidar do trabalho doméstico e o marido a cuidar do trabalho externo. O profeta (a paz esteja com ele)  fez tal divisão de dever entre Ali e Fátima.