O que é “istikhara” e qual é a importância disso de acordo com o Alcorão e as práticas do Profeta Muhammad (saw)?

A palavra árabe Istikhara é da raiz “khayr = خير = bondade” e significa “pedir o que é bom”. Deus o Todo-Poderoso nos ensina como pedir sua ajuda:

“Ó crentes, amparai-vos na perseverança e na oração, porque Allah está com os perseverantes.”

(Al Bácara 2:153)

Então, sempre que precisamos decidir sobre uma questão importante, devemos pedir a Deus por Sua ajuda para nos guiar para a escolha certa. Devemos fazer isso, orando pacientemente (salat) e pedindo a Deus por Sua orientação, para nos mostrar a escolha daquilo que será bom para nós.

A palavra traduzida como perseverança é “Sabr = صبر”. Sabr, diferentemente do “sabat” que significa “resiliência em tempos de dificuldade”. Neste contexto, quando uma pessoa pretende fazer alguma coisa, ele tem que se esforçar para aprender sobre os prós e contras das escolhas prováveis, consultar as pessoas que têm conhecimento ou experiência sobre esta questão. Nenhuma oração pode ajudar uma pessoa a menos que mostre o esforço necessário com firmeza.

Muhammad (a.s.) ensinou aos muçulmanos como orar pela orientação de Deus de acordo com esse versículo e Ele disse:

‏ إذا همّ أحدكم بالأمر، فليركع ركعتين من غير الفريضة، ثم ليقل، اللهم إني أستخيرك بعلمك، وأستقدرك بقدرتك، وأسألك من فضلك العظيم؛ فإنك تقدر ولا أقدر وتعلم ولا أعلم، وأنت علام الغيوب‏.‏ اللهم إن كنت تعلم أن هذا الأمر خير لي في ديني ومعاشي وعاقبة أمري‏”‏ أو قال‏:‏ ‏”‏عاجل أمري وآجله ، فاقدره لي ويسره لي، ثم بارك لي فيه، وإن كنت تعلم أن هذا الأمر شر لي في ديني ومعاشي وعاقبة أمري‏”‏ أو قال‏:‏ ‏”‏عاجل أمري وآجله، فاصرفه عني ، واصرفني عنه، واقدر لي الخير حيث كان، ثم ارضني به‏“‏ قال‏:‏ ويسمي حاجته‏.‏

“Se algum de vós está preocupado sobre uma decisão que tem que tomar, então que ore duas racates de uma oração não obrigatória, então diga:

Ó Deus, eu busco a Tua orientação pela virtude do Teu conhecimento, e eu busco habilidade pela virtude do Teu poder, e Te peço, de Tua imensa generosidade. Tu tens poder, eu não tenho nenhum. E Tu sabes, eu não sei. Tu és o Conhecedor do oculto. Ó Deus, se em Teu conhecimento este assunto (então o assunto deve ser mencionado pelo nome) é bom para mim neste mundo e no Outro (ou: em minha religião, subsistência e assuntos), então, ordene-o para mim, facilite-o para mim, e o abençoe para mim. E se em Teu conhecimento isso é ruim para mim e para minha religião, minha subsistência e meus assuntos (ou: para mim, em ambos, neste mundo e no Outro), então afaste-me dele [e afaste-o de mim], e o ordene para mim o bem, onde quer que esteja e faça-me satisfeito com isso.” .

(Relatado por al-Bukhari, 6841; relatos parecidos também foram registrados por al-Tirmidhi, al-Nisaa’i, Abu Dawud, Ibn Maajah e Ahmad)

Então, quando você pretende fazer algo, tudo o que você pode fazer é seguir este conselho. Seria melhor se você acordasse à meia-noite para orar, porque Deus promove orações noturnas em vários versículos (ver. 73: 6, 17:79, 3:17, 25:64, 32:16). Quando você pedir algo de Deus, você deve sempre usar suas próprias palavras em sua própria língua para mostrar a Deus sua sinceridade. Deus facilitará para você as escolhas certas em sua vida, se você fizer assim.

Práticas sobre ir dormir e interpretar os sonhos após a oração de istikhara não existiam durante a era do Mensageiro Muhammad (as). Isso  foi feitos mais tarde. É um fato amplamente conhecido que os sonhos não são uma fonte válida de informação no Islã. Portanto, você não deve tomar suas decisões de acordo com os sonhos.