Quais são invalidadores de ablução?

Invalidadores de Ablução

As situações que invalidam a ablução das pessoas são resumidas no seguinte verso:

وَاِنْ كُنْتُمْ جُنُبًا فَاطَّهَّرُوا وَاِنْ كُنْتُمْ مَرْضٰىۤ اَوْ عَلٰى سَفَرٍ اَوْ جَاۤءَ اَحَدٌ مِنْكُمْ مِنَ الْغَاۤئِطِ اَوْ لٰمَسْتُمُ النِّسَاۤءَ فَلَمْ تَجِدُوا مَاۤءً فَتَيَمَّمُوا صَع۪يدًا طَيِّبًا فَامْسَحُوا بِوُجُوهِكُمْ وَاَيْد۪يكُمْ مِنْهُ مَا يُر۪يدُ اللّٰهُ لِيَجْعَلَ عَلَيْكُمْ مِنْ حَرَجٍ وَلٰكِنْ يُر۪يدُ لِيُطَهِّرَكُمْ وَلِيُتِمَّ نِعْمَتَهُ عَلَيْكُمْ لَعَلَّكُمْ تَشْكُرُونَ

“…quando estiverdes polutos, higienizai-vos; porém, se estiverdes enfermos ou em viagem, ou se vierdes de toalete ou tiverdes tocado as mulheres, sem encontrardes água, servi-vos do tayamum com terra limpa, e esfregai com ela os vossos rostos e mãos. Allah não deseja impor-vos carga alguma; porém, se quer purificar-vos e agraciar-vos, é para que Lhe agradeçais.” (Al Máida | A Mesa Servida 5:6)

No verso, “vier de toalete” é uma metáfora que simboliza as coisas que devem ser feitas no banheiro. São eles: urinar, defecar e peidar. Na verdade, as pessoas podem realizá-las sem ir ao banheiro também. Peidar também, é uma coisa feito no banheiro; então não há diferença entre isso e os outros.

É possível peidar durante o sono, de modo inconscientemente, uma pessoa pode peidar e invalidar a sua ablução. Portanto, dormir também é listado em invalidadores de ablução.

By |2018-11-05T15:46:41+00:0005/11/2018|Categories: Ablução|