Posso fazer a oração no ônibus ou no trem? Se sim, que regras devo observar?

Fazer A Oração Em Veículos

As orações (as-salat) devem ser observadas cuidadosamente, especialmente enquanto estiver no caminho. Os muçulmanos devem fazer o melhor para fazer a oração no devido tempo. Se não for possível parar o veículo e você temer que perderá o tempo devido da oração, você pode fazer a oração em um veículo também. O Deus Todo Poderoso decreta:

“Se estiverdes em perigo, orai andando ou cavalgando; porém, quando estiverdes seguros, invocai a Allah, tal como Ele vos ensinou quando não o sabíeis.” (Al Bácara 2:239)

Hoje em dia, “cavalgar” não é apenas um animal, mas também todos os tipos de veículos.

Alguém que teme perder a oração pode fazer a oração a pé ou em um veículo. Isso pode ocorrer no caminho para casa, trabalho, escola, etc., ou em uma jornada mais longa. Se for contada uma jornada, aplicam-se os princípios sobre a oração do viajante, bem como os princípios sobre a oração em um veículo:

Se você está em uma jornada, você faz as orações obrigatórias quatro recates como dois racates. (Orações Fajr e maghrib ainda são dois e três rakats.) O número devido de racates para um viajante é assim. Como você pode ver na fatwa abaixo, durante uma viagem, as orações de dhuhr e asr podem ser combinadas no devido tempo de oração de qualquer uma das orações. A mesma regra se aplica também às orações maghrib e isha:

http://www.islaoealcorao.com/juntar-as-oracoes/

Quando se trata de virar-se para a direção de Masjid al-Haram (qiblah) em um veículo, você pode iniciar a oração determinando ou estimando a direção da oração (qibla). Você pode continuar a oração na mesma direção para onde o veículo se dirigir. Em tais casos, a condição de virar-se para o qibla não é procurada.

Deus, Glorificado seja, diz:

“Deus não impõe a nenhuma alma uma carga superior às suas forças. Beneficiar-se-á com o bem quem o tiver feito e sofrerá o mal quem o tiver cometido.” (Al Bácara 2:86)

By |2018-09-22T12:16:29+00:0022/09/2018|Categories: Oração|