Falar com Deus

Deus fala com uma pessoa de alguma forma?

Falar com Deus

وَمَا كَانَ لِبَشَرٍ أَن يُكَلِّمَهُ اللَّهُ إِلَّا وَحْيًا أَوْ مِن وَرَاء حِجَابٍ أَوْ يُرْسِلَ رَسُولًا فَيُوحِيَ بِإِذْنِهِ مَا يَشَاء إِنَّهُ عَلِيٌّ حَكِيمٌ

“É inconcebível que Deus fale diretamente ao homem, a não ser por inspiração, ou veladamente, ou por meio de um mensageiro, mediante o qual revela, com o Seu beneplácito, o que Lhe apraz; sabei que Ele é Prudente, Altíssimo.” (Ax Xura | A Consulta 42:51)

Neste versículo Allah, Todo-Poderoso, expressou como ele fala com um ser humano. O primeiro deles é falar com o coração de uma pessoa que é inspiração. É afirmado no alcorão que Allah deu esse tipo de inspiração à mãe de Moisés, nossa mãe Maria e apóstolos de Jesus.

A segunda forma, de trás da cortina, que é falar sem se mostrar, a forma de recepção de revelação de Moisés foi uma conversa com Deus que é mencionado no duodécimo verso de Surata Tá há.

A inspiração de Deus enviando um mensageiro é a inspiração para os Profetas (os nabis), enviando o Anjo Gabriel. Um verso sobre isso:

مَّا كَانَ اللّهُ لِيَذَرَ الْمُؤْمِنِينَ عَلَى مَآ أَنتُمْ عَلَيْهِ حَتَّىَ يَمِيزَ الْخَبِيثَ مِنَ الطَّيِّبِ وَمَا كَانَ اللّهُ لِيُطْلِعَكُمْ عَلَى الْغَيْبِ وَلَكِنَّ اللّهَ يَجْتَبِي مِن رُّسُلِهِ مَن يَشَاء فَآمِنُواْ بِاللّهِ وَرُسُلِهِ وَإِن تُؤْمِنُواْ وَتَتَّقُواْ فَلَكُمْ أَجْرٌ عَظِيمٌ

“Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos encontrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa.” (Ál ‘Imran | A Família de Imran 3:179)

As revelações que vieram aos profetas (os nabis) são absolutas e sabem que as revelações que vieram a eles são ordens e revelações de Deus. Allah diz:

عَالِمُ الْغَيْبِ فَلَا يُظْهِرُ عَلَى غَيْبِهِ أَحَدًا * إِلَّا مَنِ ارْتَضَى مِن رَّسُولٍ فَإِنَّهُ يَسْلُكُ مِن بَيْنِ يَدَيْهِ وَمِنْ خَلْفِهِ رَصَدًا * لِيَعْلَمَ أَن قَدْ أَبْلَغُوا رِسَالَاتِ رَبِّهِمْ وَأَحَاطَ بِمَا لَدَيْهِمْ وَأَحْصَى كُلَّ شَيْءٍ عَدَدًا

“Ele é Conhecedor do desconhecido e não revela os Seus mistérios a quem quer que seja, Salvo a um mensageiro que tenha escolhido, e faz marchar um grupo de guardas, na frente e por trás dele, Para certificar-se de que transmitiu as mensagens do seu Senhor, o Qual abrange tudo quanto os humanos possuem, e que toma conta de tudo.” (Al Jin | Os Gênios 72:26-28)

Outras pessoas podem ser confundidas com ilusão do satanás e inspiração de Deus. Eles podem contar o sonho satânico como sonho de Deus. Só podemos ter certeza das revelações que vieram aos profetas.