É pecado consultar horóscopo, astrologia, tarô e outras práticas semelhantes?

É pecado consultar horóscopo, astrologia, tarô

O horóscopo, astrologia, tarô outras práticas semelhantes são objetos de adivinhação do futuro. Adivinhação do futuro é absolutamente proibida no Islã. Allah, Glorificado seja, diz:

يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا إِنَّمَا الْخَمْرُ وَالْمَيْسِرُ وَالْأَنْصَابُ وَالْأَزْلَامُ رِجْسٌ مِنْ عَمَلِ الشَّيْطَانِ فَاجْتَنِبُوهُ لَعَلَّكُمْ تُفْلِحُونَ

“Ó crentes, as bebidas inebriantes, os jogos de azar, (a cultuação aos) altares de pedra, e as setas para buscar o futuro ou a sorte, são manobras abomináveis de Satanás. Evitai-as, pois, para que prospereis.” (Al Máida 5:90)

A palavra árabe que traduzimos como “setas para buscar o futuro ou a sorte” é “azlam = والأزلام”. Os povos árabes, no momento da revelação desses versículos, costumavam escrever “faz” ou “não faz” em flechas de madeira. Eles colocavam as flechas em um saco e escolhiam uma para decidir se deveriam fazer uma guerra, começar uma jornada, se casar, fazer contratos comerciais, etc. As decisões críticas, como a determinação do pai de uma criança, também foram feitas dessa maneira. Esse processo foi chamado de “azlam”.

Devemos notar que, não só executar azlam, mas também aproximar-se é proibido porque Allah, Glorificado seja, decreta “Evitai-as”. Portanto, qualquer coisa que nos diz sobre o futuro deve ser evitada, mesmo que seja divertido. Nem os seres humanos, nem os anjos, nem os jinn, nem o Mensageiro de Deus podem prever o futuro:

“Dize: Ninguém, além de Allah, conhece o mistério dos céus e da terra…” (An Naml 27:65)

Os seguintes versículos são especialmente sobre anjos. Allah diz:

“Criamos o homem e sabemos o que a sua alma lhe confidencia, porque estamos mais perto dele do que a (sua) artéria jugular. Eis que dois (anjos da guarda) são apontados para anotarem (suas obras), um sentado à sua direita e o outro, à sua esquerda. Não pronunciará palavra alguma, sem que junto a ele esteja presente uma sentinela pronta (para a anotar).” (Caf 50/16)

Isso significa: Deus sabe o que está dentro dos humanos, enquanto os anjos só sabem o que os humanos dizem.

Os seguintes versículos nos informam que os gênios não podem saber o futuro:

“… e proporcionamos gênios, para trabalharem sob as suas ordens, com a anuência do seu Senhor; e a quem, dentre eles, desacatar as Nossas ordens, infligiremos o castigo do Fogo abrasador. Executaram, para ele, tudo quanto desejava: arcos, estátuas, grandes vasilhas como reservatórios, e resistentes caldeiras de cobre. (E dissemos): Trabalhai, ó familiares de Davi, com agradecimento! Quão poucos são os agradecidos, entre os Meus servos! E quando dispusemos sobre sua morte (de Salomão), só se aperceberam dela em virtude dos cupins que lhe roíam o cajado; e quando tombou, os gênios souberam que, se estivessem de posse do desconhecido, não permaneceriam no afrontoso castigo.” (Sabá 34:12-14)

Os profetas só sabem o que Allah revela a eles. Allah diz:

“Dize: Eu não vos digo que possuo os tesouros de Allah ou que estou ciente do desconhecido, nem tampouco vos digo que sou um anjo; não faço mais do que seguir o que me é revelado. Dize mais: Poderão, acaso, equiparar-se o cego e o vidente? Não meditais?” (Al An’am 6:50)

“Dize: Eu mesmo não posso lograr, para mim, mais benefício nem mais prejuízo do que aquele que for da vontade de Allah. E se estivesse de posse do desconhecido, aproveitar-me-ia de muitos bens, e o infortúnio jamais me açoitaria. Porém, não sou mais do que um admoestador e alvissareiro para os crentes.” (Al A’raf 7:188)