Qual é a origem do aditivo alimentar E120? Qual é a decisão do Islã sobre ele e os produtos feitos com ele?

Consumo de Aditivo Alimentar E120 é Halal

Cochonilha refere-se tanto ao corante cor carmim utilizado em tintas, cosméticos e como aditivo alimentar, quanto ao pequeno inseto (Dactylopius coccus) de onde ele é extraído, ou ainda a certos grupos de insetos, como a superfamília Coccoidea ou a família Coccidae.

Mede de 3 a 5 milímetros de comprimento, é geralmente marrom ou amarelo, e se alimenta parasitando a seiva de cactos e plantas e da umidade ali presente. Dentro da classe dos insetos, as cochonilhas são classificadas na ordem Hemiptera, sendo parentes próximas das cigarrinhas, cigarras e dos pulgões. São conhecidas mais de 67.500 espécies de Hemiptera. Para defender-se da predação por outros insetos, produz ácido carmínico, que extraído de seu corpo e ovos é utilizado para fazer o corante alimentício que leva seu nome. 1

Não há verso do Alcorão ou hadice que proíba o consumo do inseto chamado cochonilha (Dactylopius coccus). Insetos como estes são lícitos para serem comidos na seita Maliki e ilegais nas seitas Hanafi, Shafii e Hanbali. Sua evidência é que as pessoas não gostam de criaturas como essas. Não gostar de algo muda de pessoa para pessoa e de sociedade para sociedade. Tem que ser considerado limpo por critérios religiosos, uma vez que vive em uma planta limpa.

Milkab b. Telibb narra de seu pai:
“Eu fiz amizade com o Mensageiro de Allah, participei de suas palestras e não ouvi que os insetos são proibidos.” (Abu Dawood, At’ima, 30)

Hattabi que comenta este hadith diz:
“Entendemos a partir dessa narração que comer insetos e considerá-lo normal era proveniente das tradições da era do Profeta Muhammad (saws). No entanto, ele conhecia bem essas tradições e não as proibiu de comer esses insetos. (Ver: Hattabi, Mealimu’s-Sunan, comentário sobre o hadice em Abu Dawood At’ima 30)

  1. https://www.wikiwand.com/pt/Cochonilha
By |2018-11-08T21:04:10+00:0008/11/2018|Categories: Alimentos-Bebidas|