As palavras de Rab Maula e Sayyid

É  certo chamar as pessoas de Rab, Maula ou Sayyid?

As palavras de Rab, Maula e Sayyid

Alguns conceitos são usados tanto para pessoas quanto para Deus. “Rab” é um deles. A contrapartida mais apropriada para a palavra Rab é “dono,amo, senhor”. Em árabe, o senhorio é chamado rabb’ud-dâr e o possuidor de capital chama-se rabb’ul-mâl. José (alaihissalâm) disse o seguinte ao escravo enviado pelo rei:

قَالَ ارْجِعْ إِلَى رَبِّكَ فَاسْأَلْهُ مَا بَالُ النِّسْوَةِ اللَّاتِي قَطَّعْنَ أَيْدِيَهُنَّ إِنَّ رَبِّي بِكَيْدِهِنَّ عَلِيمٌ

“Ele lhe disse: Volta ao teu amo e dize-lhe que se inteire quanto à intenção das mulheres que haviam ferido as mãos” (Youssif | José 12:50)

É por isso que a palavra Rab neste versículo é usada tanto para Deus quanto para o rei que é dono do escravo.

Maula significa “amigo, senhor”. Há versos no Alcorão que contêm essa palavra neste sentido para os humanos. (Ver Nahl, 16/76; Ahzab, 33/5).

Sayyid também significa “senhor”. Esta palavra é usada para Yahia alaihisselam no verso 30 da Surata Al ‘Imran.

Portanto, não há essencialmente nenhuma objeção a ser usada pelas pessoas. Mas o que faz a diferença é atribuir significados diferentes a essas palavras. Por exemplo, usar a palavra de Sayyid Al Alamin = “Senhor dos Universos” para o Profeta é extremamente errada! Esta qualificação só pode ser dada a Deus.

Consequentemente, é necessário ter muito cuidado e não dar um significado errado ao usar essas palavras para as pessoas.