As Diferenças nas Provações

Por que duas pessoas que não nasceram sob as mesmas condições enfrentam as mesmas provações?

As Diferenças nas Provações

Para responder à sua pergunta, precisa dar olhada para o Alcorão Sagrado. Allah revela o significado da vida nestes versos:

وَلَنَبْلُوَنَّكُمْ بِشَيْءٍ مِّنَ الْخَوفْ وَالْجُوعِ وَنَقْصٍ مِّنَ الأَمَوَالِ وَالأنفُسِ وَالثَّمَرَاتِ وَبَشِّرِ الصَّابِرِينَ * الَّذِينَ إِذَا أَصَابَتْهُم مُّصِيبَةٌ قَالُواْ إِنَّا لِلّهِ وَإِنَّا إِلَيْهِ رَاجِعونَ * أُولَئِكَ عَلَيْهِمْ صَلَوَاتٌ مِّن رَّبِّهِمْ وَرَحْمَةٌ وَأُولَئِكَ هُمُ الْمُهْتَدُونَ

“Certamente que vos poremos à prova mediante o temor, a fome, a perda dos bens, das vidas e dos frutos. Mas tu (ó Mensageiro), anuncia (a bem-aventurança) aos perseverantes –

Aqueles que, quando os aflige uma desgraça, dizem: Somos de Deus e a Ele retornaremos.

Estes serão cobertos pelas bênçãos e pela misericórdia de seu Senhor, e estes são os bem encaminhados.” (Al Bácara | A Vaca 2:155-157)

أَمْ حَسِبْتُمْ أَن تَدْخُلُواْ الْجَنَّةَ وَلَمَّا يَأْتِكُم مَّثَلُ الَّذِينَ خَلَوْاْ مِن قَبْلِكُم مَّسَّتْهُمُ الْبَأْسَاء وَالضَّرَّاء وَزُلْزِلُواْ حَتَّى يَقُولَ الرَّسُولُ وَالَّذِينَ آمَنُواْ مَعَهُ مَتَى نَصْرُ اللّهِ أَلا إِنَّ نَصْرَ اللّهِ قَرِيبٌ

“Pretendeis, acaso, entrar no Paraíso, sem antes terdes de passar pelo que passaram os vossos antecessores? Açoitaram-nos a miséria e a adversidade, que os abalaram profundamente, até que, mesmo o Mensageiro e os fiéis, que com ele estavam, disseram: Quando chegará o socorro de Deus? Acaso o socorro de Deus não está próximo?” (Al Bácara | A Vaca 2:214)

الَّذِي خَلَقَ الْمَوْتَ وَالْحَيَاةَ لِيَبْلُوَكُمْ أَيُّكُمْ أَحْسَنُ عَمَلًا وَهُوَ الْعَزِيزُ الْغَفُورُ

“Que criou a vida e a morte, para testar quem de vós melhor se comporta – porque é o Poderoso, o Indulgentíssimo -“ (Al Mulk | A Soberania 67:2)

كُلُّ نَفْسٍ ذَائِقَةُ الْمَوْتِ وَنَبْلُوكُم بِالشَّرِّ وَالْخَيْرِ فِتْنَةً وَإِلَيْنَا تُرْجَعُونَ

“Toda a alma provará o gosto da morte, e vos provaremos com o mal e com o bem, e a Nós retornareis.” (Al Anbiyá | Os Profetas 21:35)

وَمَا خَلَقْتُ الْجِنَّ وَالْإِنسَ إِلَّا لِيَعْبُدُونِ

“Não criei os gênios e os humanos, senão para Me adorarem.” (Az Záriat | Os Ventos Disseminadores 51:56)

وَلَنَبْلُوَنَّكُمْ حَتَّى نَعْلَمَ الْمُجَاهِدِينَ مِنكُمْ وَالصَّابِرِينَ وَنَبْلُوَ أَخْبَارَكُمْ

“Pensam, acaso, aqueles que abrigam a morbidez em seus corações, que Deus não descobrirá os seus rancores?” (Mohammad 47:31)

أَحَسِبَ النَّاسُ أَن يُتْرَكُوا أَن يَقُولُوا آمَنَّا وَهُمْ لَا يُفْتَنُونَ * وَلَقَدْ فَتَنَّا الَّذِينَ مِن قَبْلِهِمْ فَلَيَعْلَمَنَّ اللَّهُ الَّذِينَ صَدَقُوا وَلَيَعْلَمَنَّ الْكَاذِبِينَ

“Porventura, pensam os humanos que serão deixados em paz, só porque dizem: Cremos!, sem serem postos à prova? 

Havíamos provado seus antecessores, a fim de que Deus distinguisse os leais dos impostores.” (Al ‘Ankabut | A Aranha 29:2-3)

Existem muitos outros versos como esses. É claro que o mundo não é um lugar de conforto mas é um lugar de exame. Não são as criaturas que fazem a provação, mas é o Criador. É nosso dever obedecer às regras e fazer o melhor nas condições que oferecidas para nós. É fato que tanto cada pessoa não são iguais como cinco dedos de uma mão. Ninguém é como ninguém. Todo mundo passa por uma provação diferente. Nem todo mundo passa uma provação, mas todo mundo não passa a mesma provação! Dê uma olhada nos versos acima com esse ponto de vista: algumas pessoas enfrentam a provação com fome, algumas com os bens, algumas com vida, algumas com produtos, algumas com lealdade, algumas com doença… A provação de um paciente e de saudável não são iguais. Da mesma forma, os pobres e os ricos… Imagine um homem nascido em uma família muçulmana e um homem nascido de pais não muçulmanos: ambos no mesmo mundo, ambos na mesma provação… Mas a provção dos dois não é o mesmo; ambos têm responsabilidades diferentes. As provações variam de acordo com sua capacidade, ambiente, famílias, características físicas inatas.

Essas diferenças em humanos não ocorreram aleatoriamente. Toda diferença na criação requer que a responsabilidade seja a diferente na provação. Por exemplo, Allah deu a tarefa de sustentar a família ordenando “Os homens são os protetores das mulheres, porque Deus dotou uns com mais (força) do que as outras, e pelo o seu sustento do seu pecúlio.” (An Nissá | As Mulheres 4:34). Este não é um privilégio dado a um homem, é um dever, uma responsabilidade! Aqui está entendido que a provação dos homens e mulheres não é a mesma, mas é diferente. Da mesma forma, a mercadoria parece ser um privilégio concedido aos ricos. Mas na realidade é uma maior provação. Muitos ricos dizem “eu preferia de ter nascido pobre do que acontecerem essas coisas comigo”. A pobreza é uma coisa ruim à vista. Mas talvez é uma grande bênção dada quando pensar o outro mundo e dia de julgamento. Tente olhar a vida com este ponto da vista.

Não se deve esquecer-se disso, o que pertence a uma pessoa é o que ele faz com suas mãos próprias, não aqueles que ele encontrou pronto. Allah Todo-Poderoso diz:

وَأَن لَّيْسَ لِلْإِنسَانِ إِلَّا مَا سَعَى * وَأَنَّ سَعْيَهُ سَوْفَ يُرَى

“De que o homem não obtém senão o fruto do seu proceder?
De que o seu proceder será examinado?” (An Najm | A Estrela  53:39-40)