Alugar Loja Para Um Banco

Um banco quer alugar minha loja. É permitido alugá-lo e ganhar dinheiro com isso?

Alugar Loja Para Um Banco

Não é permitido alugar imóveis a indivíduos ou instituições engajados em juros direto ou outro trabalho ilegítimo.

Allah, o Glorificado seja, diz:

مَّن يَشْفَعْ شَفَاعَةً حَسَنَةً يَكُن لَّهُ نَصِيبٌ مِّنْهَا وَمَن يَشْفَعْ شَفَاعَةً سَيِّئَةً يَكُن لَّهُ كِفْلٌ مِّنْهَا وَكَانَ اللّهُ عَلَى كُلِّ شَيْءٍ مُّقِيتًا

“Quem interceder em favor de uma causa nobre participará dela; por outra, quem interceder em favor de um ignóbil princípio, igualmente participará dele; e Deus tem poder sobre tudo” (An Nissá | As Mulheres 4:85)

وَتَعَاوَنُواْ عَلَى الْبرِّ وَالتَّقْوَى وَلاَ تَعَاوَنُواْ عَلَى الإِثْمِ وَالْعُدْوَانِ

“…auxiliai-vos na virtude e na piedade. Não vos auxilieis mutuamente no pecado e na hostilidade…” (Al Máida | A Mesa Servida 5:2)

A narração de Abu’l-Zubair transmitida do Profeta (s.a.w) através de Jabir é a seguinte:

“O Mensageiro de Allah (bênçãos e paz de Allah estejam com ele) amaldiçoou aquele que consome riba e aquele que o paga, aquele que o escreve e os dois que o testemunham, e ele disse: eles são todos iguais.” (Muslim, Musaqat, 19 (106/1598)

O interesse é um dos grandes pecados. Allah ordenou-nos a ficar distante de grandes pecados. Allah, o Glorificado seja, diz:

إِن تَجْتَنِبُواْ كَبَآئِرَ مَا تُنْهَوْنَ عَنْهُ نُكَفِّرْ عَنكُمْ سَيِّئَاتِكُمْ وَنُدْخِلْكُم مُّدْخَلاً كَرِيمًا

“Se evitardes os grandes pecados, que vos estão proibidos, absorver-vos-emos das vossas faltas e vos proporcionaremos digna entrada (no Paraíso).” (An Nissá | As Mulheres 4:31)

وَلِلَّهِ مَا فِي السَّمَاوَاتِ وَمَا فِي الْأَرْضِ لِيَجْزِيَ الَّذِينَ أَسَاؤُوا بِمَا عَمِلُوا وَيَجْزِيَ الَّذِينَ أَحْسَنُوا بِالْحُسْنَى *

الَّذِينَ يَجْتَنِبُونَ كَبَائِرَ الْإِثْمِ وَالْفَوَاحِشَ إِلَّا اللَّمَمَ إِنَّ رَبَّكَ وَاسِعُ الْمَغْفِرَةِ هُوَ أَعْلَمُ بِكُمْ إِذْ أَنشَأَكُم مِّنَ الْأَرْضِ وَإِذْ أَنتُمْ أَجِنَّةٌ فِي بُطُونِ أُمَّهَاتِكُمْ فَلَا تُزَكُّوا أَنفُسَكُمْ هُوَ أَعْلَمُ بِمَنِ اتَّقَى

“A Deus pertence tudo quanto existe nos céus e na terra, para castigar os malévolos, segundo o que tenham cometido, e recompensar os benfeitores com o melhor. Estes são os que se abstêm dos pecados graves e das obscenidades, conquanto cometam faltas leves. Que saibam que o teu Senhor é Amplo na indulgência; Ele vos conhece melhor do que ninguém, uma vez que foi Ele Que vos criou na terra, em que éreis embriões nas entranhas de vossas mães. Não atribuais, pois, pureza a vós mesmo, porque Ele bem conhece os tementes.” (An Najm | A Estrela 53:31-32)

A pessoa que alugou o imóvel para uma instituição cuja função principal é o juro, é considerada como não estando longe do grande pecado.