Alcorão é Zikr

Porque o Alcorão é chamado de zikr?

Alcorão é Zikr

Zikr é uma informação que é colocada na cabeça e mantida pronta para uso. Pensá-lo e expressá-lo também é chamado de zikr. (Ragib Al-Isfahânî, Mufradât, ذ كر art)

O conhecimento real que será colocado e estabelecido nas cabeças e mantido pronto para uso é o que está no Livro de Deus. Por essa razão, o nome comum dos livros divinos é Zikr. Deus, o Todo Poderoso diz:

أَلَا بِذِكْرِ اللَّهِ تَطْمَئِنُّ الْقُلُوبُ

“Os corações se sossegam só com a recordação de Deus.” (Ar Ra’d | O Trovão 13:28)

Eles são os livros que Deus enviou. Há também o livro criado por Ele, o mundo dos seres. As coisas observadas lá são sinais (versículos). Deus, o Todo-Poderoso diz:

سَنُرِيهِمْ آيَاتِنَا فِي الْآفَاقِ وَفِي أَنفُسِهِمْ حَتَّى يَتَبَيَّنَ لَهُمْ أَنَّهُ الْحَقُّ أَوَلَمْ يَكْفِ بِرَبِّكَ أَنَّهُ عَلَى كُلِّ شَيْءٍ شَهِيدٌ

“De pronto lhes mostraremos os Nossos sinais em todas as regiões (da terra), assim como em suas próprias pessoas, até que lhes seja esclarecido que ele (o Alcorão) é a verdade. Acaso não basta teu Senhor, Que é Testemunha de tudo?” (Fússilat | Os Detalhados 41:53)

A informação correta obtida do mundo dos seres também é zikr. Há uma harmonia perfeita entre eles e o livro de Deus.

Os mensageiros de Deus chamaram as pessoas para reconhecimento (Tazakkur). O reconhecimento é um lembrete de ativar o conhecimento que existe na mente das pessoas. O dever dos mensageiros é admoestar, isto é, Tazkir.

فَذَكِّرْ إِنَّمَا أَنتَ مُذَكِّرٌ

“Admoesta, pois, porque és tão-somente um admoestador! “ (Al Gháxia | O Evento Assolador 88:21)

Quando Abraão (a.s.) disse para adoradores de ídolos “Não meditais?” 1 ele também queria dizer “Vocês não comparam as informações obtidas do seu ambiente com as minhas palavras e vê o errado que vocês fazem?” Isso é convidá-los a fazer contabilidade interna.

Por essa razão, zikr significa “conhecimento verdadeiro do caráter universal”. O livro de Deus tem essa característica

  1. (6:80)أَفَلاَ تَتَذَكَّرُونَ