Al Baqarah 2/269

Deus concede a sabedoria a quem faz o que é necessário[¹]. A quem quer que seja concedida a sabedoria[²], é-lhe concedido um bem abundante. Ninguém pode alcançar esse conhecimento (sabedoria), exceto os sensatos.

(Fundação Suleymaniye)
[¹] A sabedoria é o método de alcançar a informação correta dos versículos que Allah enviou e criou, e a informação correta alcançada. O método de alcançar a informação correta nos versos revelados por Allah está nesses versos. O método de chegar à informação correta nos versos criados, ou seja, na natureza, surge com um estudo cuidadoso e paciente a ser feito sobre eles. A única condição para chegar à informação correta com ambos os métodos é mostrar o esforço necessário.

[²] A expressão que damos ao significado de "os sensatos" é "ulu'l-albab". (vide Az Zumar 39/18)

Ele concede a sabedoria a quem quer. E, àquele, a quem é concedida a sabedoria, com efeito, é-lhe concedido um bem abundante. E não meditam senão os dotados de discernimento.  

(Dr. Helmi Nasr, 2015)  

Ele concede sabedoria a quem Lhe apraz, e todo aquele que for agraciado com ela, sem dúvida terá logrado um imensobem; porém, salvo os sensatos, ninguém o compreende.  

(Prof. Samir El Hayek, 1974)

Deus concede a sabedoria a quem Lhe apraz. E quem recebe a sabedoria, recebe um bem incomensurável. Mas só o percebem os homens de bom entendimento.

(Mansour Challita, 1970)

Ele concede sabedoria a quem Lhe apraz, e a quem quer que seja concedida sabedoria foi-lhe na verdade concedido abundante bem; e ninguém será lembrado exceto os que forem dotados de entendimento. 

(Iqbal Najam, 1988)

يُؤْتِي الْحِكْمَةَ مَنْ يَشَٓاءُۚ وَمَنْ يُؤْتَ الْحِكْمَةَ فَقَدْ اُو۫تِيَ خَيْرًا كَث۪يرًاۜ وَمَا يَذَّكَّرُ اِلَّٓا اُو۬لُوا الْاَلْبَابِ

Al Baqarah 2/269