Al Baqarah 2/238

Praticai as orações e a oração mais mediana[¹], propriamente e continuamente. Sede dos submissos a Deus.

Fundação Suleymaniye
[¹] A razão pela qual damos a palavra “mais mediana” em vez de “mediana” é que ela está na forma de al-vustâ = الْوُسْطَىٰ, ou seja, a forma substantiva que mostra algo superior aos outros.

O dia consiste em dia e noite. Primeiro vem o dia, depois a noite (Yasin 36/40). É o pôr do sol que divide o dia em dois. A oração realizada neste horário, que é o meio da noite e do dia, é a “oração mediana”, ou seja, a oração maghrib.

Em árabe, a forma plural denota pelo menos três entidades. Portanto, a palavra “salawat = صلــوات = orações” denota pelo menos três orações. Quando a oração mediana é adicionada, torna-se quatro orações. No entanto, não há meio de quatro. O próximo número que tem um meio após três, em outras palavras, o próximo número ímpar após três, é cinco. Portanto, considerando as orações e a oração mediana, descobrimos que o número de orações é de pelo menos cinco vezes ao dia.

Desde que a primeira oração do dia é a oração do meio-dia (Al Isra 17/78 e Hud 11/114) então a oração maghrib é a oração mediana.

Custodiai as orações, e, em particular, a oração mediana, e levantai-vos, sendo devotos a Allah. 

 (Dr. Helmi Nasr, 2015)

Observai as orações, especialmente as intermediárias[¹], e consagrai-vos fervorosamente a Deus.

 (Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Orações intermediárias: deveria ser traduzido como "as melhores ou as excelentíssimas orações". Os exegetas diferem quanto ao exato significado desta frase. A maioria deles, porém, parece optar pela interpretação disto como "a Oração da Tarde". Assim sendo, ela é passível de ser negligenciada; mas mesmo assim é estritamente necessária, e nos faz lembrar de Deus no meio dos nossos afazeres terrenos. Há uma surata especial (a 103ª), intitulada "Al ‘Asr", de cujo significado místico do texto trata apropriadamente.

Recitai as preces, inclusive as intermediárias, e ponde-vos respeitosamente em pé diante de Deus.

(Mansour Challita, 1970)

Fazei as Orações com cuidado, e a oração do meio, e perante Allah apresentai-vos submissos.

 (Iqbal Najam, 1988)

حَافِظُوا عَلَى الصَّلَوَاتِ وَالصَّلٰوةِ الْوُسْطٰى وَقُومُوا لِلّٰهِ قَانِت۪ينَ

Al Baqarah 2/238