Ablução Maior e Realizar Oração

É necessário tomar ablução menor depois de ablução maior (ghusl) para orar? Pode-se realizar oração somente com a ablução maior?

Ablução Maior e Realizar Oração
O verso que descreve a ablução e o a ablução maior (gusl) é o seguinte:
يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُواْ إِذَا قُمْتُمْ إِلَى الصَّلاةِ فاغْسِلُواْ وُجُوهَكُمْ وَأَيْدِيَكُمْ إِلَى الْمَرَافِقِ وَامْسَحُواْ بِرُؤُوسِكُمْ وَأَرْجُلَكُمْ إِلَى الْكَعْبَينِ وَإِن كُنتُمْ جُنُبًا فَاطَّهَّرُواْ وَإِن كُنتُم مَّرْضَى أَوْ عَلَى سَفَرٍ أَوْ جَاء أَحَدٌ مَّنكُم مِّنَ الْغَائِطِ أَوْ لاَمَسْتُمُ النِّسَاء فَلَمْ تَجِدُواْ مَاء فَتَيَمَّمُواْ صَعِيدًا طَيِّبًا فَامْسَحُواْ بِوُجُوهِكُمْ وَأَيْدِيكُم مِّنْهُ مَا يُرِيدُ اللّهُ لِيَجْعَلَ عَلَيْكُم مِّنْ حَرَجٍ وَلَكِن يُرِيدُ لِيُطَهَّرَكُمْ وَلِيُتِمَّ نِعْمَتَهُ عَلَيْكُمْ لَعَلَّكُمْ تَشْكُرُونَ

“Ó fiéis, sempre que vos dispuserdes a observar a oração, lavai o rosto, as mãos e os antebraços até aos cotovelos; esfregai a cabeça, com as mãos molhadas e os pés, até os tornozelos. E, quando estiverdes polutos1, higienizai-vos; porém, se estiverdes enfermos ou em viagem, ou se vierdes de lugar escuso ou tiverdes tocado as mulheres, sem encontrardes água, servi-los do tayamum com terra limpa, e esfregai com ela os vossos rostos e mãos. Deus não deseja impor-vos carga alguma; porém, se quer purificar-vos e agraciar-vos, é para que Lhe agradeçais.” (Al Máida | A Mesa Servida 5:6)

De acordo com este verso, somente aqueles que são polutos podem realizar a oração tomando a ablução gusul. Portanto, uma pessoa pode realizar uma oração sem ter que fazer uma nova ablução de oração, a menos que haja algum motivo para quebrá-la. A ablução maior é suficiente a este respeito.

O hadice seguinte foi narrado de Aisha (r.a.):

“O Mensageiro de Allah tomava ablução maior e realizava dois racates (sunnah) e a oração da manhã (a parte fard). Eu não me lembro dele renovando a ablução depois da ablução maior.” (Abu Dawud,Lustração 98)

E o seguinte hadice foi narrado de Aisha (r.a.) também:
“O Mensageiro de Allah não tomava ablução após ablução maior” (Tirmizî, Lustração, 79; Nasâî, Lustração 160; İbn Mâja, Lustração, 96; Ahmed b. Hanbal, 6/68; 192)

Depois de narrar este hadice, Imam Tirmizi disse: Esta é a opinião de muitos dos Sahabas e Tabiin. Em outras palavras, eles dizem que não há necessidade de tomar ablução depois da ablução maior.

Segundo do que narrado de Abdullah Ibn Umar, quando é perguntado para o Mensageiro de Deus sobre tomar ablução depois de ablução maior ele respondeu: “Qual ablução pode ser melhor do que rosa?” (Hakim, Mustadrac, Lustração, hadice número: 103 (548).

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