Quais são as condições para que algumas carnes ou aves sejam halal? No meu país, as leis animais não permitem que os animais sejam abatidos sem que fiquem atordoados. Posso comer os produtos que contêm carne?

Allah, Glorificado seja, diz:

“Ele só vos vedou a carniça, o sangue, a carne de suíno e tudo o que for sacrificado sob invocação de outro nome que não seja o de Allah. Porém, quem, sem intenção nem abuso, for impelido a isso, não será recriminado, porque Allah é Indulgente, Misericordiosíssimo.”

 (Al Bácara 2:173)

Mais detalhes são fornecidos no seguinte verso:

“Estão-vos vedados: a carniça, o sangue, a carne suína e tudo o que tenha sido sacrificado com a invocação de outro nome que não seja o de Allah; os animais estrangulados, os vitimados a golpes, os mortos por causa de uma queda, ou chifrados, os abatidos por feras, salvo se conseguirdes sacrificá los ritualmente; o (animal) que tenha sido sacrificado nos altares.” 

(Al Máida 5:3)

Quando mencionamos a carne halal, devemos ter cuidado com três questões:

 1- Em primeiro lugar, você deve ter certeza de que a carne não é carne suína (porco) e não contém nenhum dos seus produtos (a menos que eles passam por um processo químico que transformá-los em outra substância).

 2- De acordo com os versículos acima, um animal que se morre antes de ser abatido está proibido de comer porque a sua carne se tornaria “carrion = maytah” e você comeria uma carne de animal morto.

A maioria dos países ocidentais obriga o atordoamento dos animais antes de serem abatidos. É importante saber se os animais só ficam atordoados e não mortos antes de serem abatidos, caso contrário seria proibido comer. No entanto, em alguns países ocidentais, os regulamentos prevêem que os animais que morrem durante o atordoamento processo na cadeia de produção de carne não podem ser usados para o consumo de seres humanos, porque o sangue que permanece no cadáver tóxico a carne e comer essa carne é prejudicial para saúde humana. Os animais mortos são separados e utilizados como alimento para animais ou para outros fins. Em tal país, você teria permissão para comer produtos de carne em qualquer lugar, desde que saiba que sua refeição não contém carne de porco ou banha ou outros produtos de porco (que não passam por um processo químico que os transforma em outra substância).

Se um regulamento similar não for definido pelo governo do país em que você mora, não pode saber se os animais morrem antes de serem abatidos para consumo ou não. Você deve fazer uma boa pesquisa sobre os regulamentos de abate em seu país. Se não houver tal regulamento, e a lei permite que os animais mortos sejam cortados e utilizados para consumo humano, é aconselhável permanecer no lado seguro e não comer fora.

O mesmo princípio se aplica às aves de capoeira.

3- Os muçulmanos não têm permissão para comer a carne de animais sacrificados ou abatidos em nome de ninguém além de Deus.

Esta terceira questão é um dos mais amplos equívocos no mundo muçulmano, porque a maioria dos estudiosos afirmam que o abate islâmico deve começar com Basmala.

Esse não é o caso de acordo com o verso. Comer a carne oferecida por não-muçulmanos não é proibida apenas porque não são muçulmanos. É lícito (halal) neste aspecto, desde que o animal não tenha sido abatido em nome de ninguém além de Deus. Assim, a carne dos animais abatidos sem Basmala, ou abatidos por máquinas ou por judeus ou qualquer pessoa que não sacrifica o animal a alguém que não seja Deus, são elegíveis para comer, desde que cumpram com o primeiro e segundo itens mencionados acima. 

Considerando todas estas três questões em conjunto, é aconselhável aprender os regulamentos de abate em seu país e decidir o que comer em conformidade.