Humano é o sucessor de Deus?

A questão do Sucessor e Antecessor

Deus, Todo-Poderoso, diz:

وَإِذْ قَالَ رَبُّكَ لِلْمَلَائِكَةِ إِنِّي جَاعِلٌ فِي الْأَرْضِ خَلِيفَةً قَالُوا أَتَجْعَلُ فِيهَا مَنْ يُفْسِدُ فِيهَا وَيَسْفِكُ الدِّمَاءَ وَنَحْنُ نُسَبِّحُ بِحَمْدِكَ وَنُقَدِّسُ لَكَ قَالَ إِنِّي أَعْلَمُ مَا لَا تَعْلَمُونَ.

“De quando teu Senhor disse aos anjos: Vou instituir um sucessor (um para o outro) na terra! Perguntaram-Lhe: Estabelecerás nela quem ali fará corrupção, derramando sangue, enquanto nós celebramos Teus louvores, glorificando-Te? Disse (o Senhor): Eu sei o que vós não sabeis.” (Al Bácara 2:30)

A palavra “khalifa = خليفة” consiste na palavra “khalif = خليف” e o sufixo “ta = ة”, que é adicionado para exagero. Como um particípio ativo (ism al-fail), a palavra “khaalif = الخالف” significa “sucessor” ou “adversário frequente” ou “quem fica atrás”. Como um particípio passivo (ism al-maful), a palavra “makhlouf = المخلوف” significa “alguém que é bem-sucedido”, “aquele que é frequentemente oponente”, “alguém que deixa alguém para trás” 1

Deus,Todo-Poderoso, decreta:

“Se teu Senhor quisesse, teria feito dos humanos uma só nação; porém, jamais cessarão de disputar entre si, Salvo aqueles de quem teu Senhor Se apiade. Para isso os criou (com uma característica inata da oposição e uma maneira conflituosa entre si)” (Hud 11:118-119)

Baseando-se no versículo 2:30, alega-se que o humano é o sucessor de Deus na Terra. Vamos supor assim por um segundo: Então, os anjos perguntariam a Deus: “Estabelecerás nela quem ali fará corrupção, derramando sangue?” É um fato que um sucessor segue seu predecessor. Então, a questão dos anjos a Deus significaria: “Estabelecerás nela quem ali fará corrupção para segui-lo, derramando sangue? Isso seria um insulto implícito a Deus, como se Deus já fizesse corrupção e derramasse sangue. Então, vemos que a suposição de que humano é o sucessor de Deus está errada. Os seres humanos são os sucessores uns dos outros.

Deus criou cada ser humano de uma maneira que ele pode substituir outra pessoa. Humano, primeiro substitui os mais velhos da família. Durante toda a vida, assim como ele pode tomar as posses, posições e oportunidades de outra pessoa, também pode perder os seus próprios.

Todas as turbulências derivam do medo de perder o que alguém tem e do desejo de substituir outra pessoa. Os que desafiaram os profetas também agiram com medo de perder o que tinham. Em resposta, cada profeta disse o seguinte:

“Não vos exijo, por isso, recompensa alguma, porque a minha recompensa virá do Senhor do Universo.” (Ach Chu’ará 26:127)

Anjos, quando eles disseram “Estabelecerás nela quem ali fará corrupção, derramando sangue?” expressou a preocupação que eles tinham sobre esse sistema. Deus não disse que isso não aconteceria, mas afirmou que havia coisas que os anjos não conheciam.

As pessoas geralmente tentam substituir outras pessoas por meio de seus conhecimentos e habilidades. Aqueles que querem substituir essas pessoas precisam de mais conhecimento e habilidades. Isso causa uma competição benéfica. Desenvolvimentos ocorrem para o indivíduo e para a sociedade. A ciência e a civilização emergem. Sem o sistema de sucesso, os seres humanos seriam tais seres como os outros, incapazes de formar uma civilização. Possivelmente, esse era o aspecto que os anjos não conheciam.

Baseando seus pontos de vista neste verso, alguns argumentam que haviam Adãos antes do Adão, e que eles causaram corrupção na terra e derramaram sangue. Eles dizem que os anjos, conhecendo os outros, disseram que os descendentes de Adão também causariam corrupção. Se essa afirmação fosse verdadeira, Deus Todo-Poderoso não diria aos anjos “Na verdade, Eu sei o que vós não sabeis.”.

O fato de que a sucessão, referindo-se ao sistema onde alguém tenta substituir o outro, causa derramamento de sangue pode ser visto no reino animal. Por exemplo, nenhum galo pode tolerar outro galo em seu galinheiro. Um dos dois galos sai ou é morto pelo outro. Se a luta pela sucessão existisse também entre as galinhas, ainda mais sangue seria derramado. A preocupação dos anjos, que aprenderam que todos os seres humanos – homens e mulheres – foram criados dentro do sistema de sucesso, pode derivar de suas observações do reino animal.

Baseado neste versículo, também é reivindicado que o humano é o sucessor de Deus. Porque um sucessor é uma pessoa que substitui a anterior e toma sua posição, 2 a primeira deve estar ausente ou ser incapaz ou morta. Concernente a Deus, isso é impensável. Portanto, o humano só pode ser outro sucessor humano, não o de Deus. Deus, o Todo Poderoso, diz:

 يَا دَاوُودُ إِنَّا جَعَلْنَاكَ خَلِيفَةً فِي الْأَرْضِ فَاحْكُمْ بَيْنَ النَّاسِ بِالْحَقِّ وَلَا تَتَّبِعِ الْهَوَى فَيُضِلَّكَ عَنْ سَبِيلِ اللَّهِ.

“Ó Davi, em verdade, designamos-te como legatário na terra. Julga, pois entre os humanos com equidade e não te entregues à concupiscência, para que não te desvies da senda de Allah! Sabei que aqueles que se desviam da senda de Allah sofrerão um severo castigo, por terem esquecido o Dia da Rendição de Contas.” (Sad 38:26)

Isso porque David substituiu Talut, que reinou naquela terra. Todos os versos relativos a esta questão discutem os seres humanos sendo sucessores um do outro. 3 Quatro desses são os seguintes:

 ذَّبُوهُ فَنَجَّيْنَاهُ وَمَنْ مَعَهُ فِي الْفُلْكِ وَجَعَلْنَاهُمْ خَلَائِفَ وَأَغْرَقْنَا الَّذِينَ كَذَّبُوا بِآَيَاتِنَا فَانْظُرْ كَيْفَ كَانَ عَاقِبَةُ الْمُنْذَرِينَ.

“Porém, desmentiram-no e, então, salvamo-lo, juntamente com aqueles que estavam com ele, na arca, e os designamos sucessores na terra, e afogamos aqueles que desmentiram os Nossos versículos. Repara, pois, qual foi o castigo dos que foram advertidos.” (Yunis 10:73)

قَالُوا أُوذِينَا مِنْ قَبْلِ أَنْ تَأْتِيَنَا وَمِنْ بَعْدِ مَا جِئْتَنَا قَالَ عَسَى رَبُّكُمْ أَنْ يُهْلِكَ عَدُوَّكُمْ وَيَسْتَخْلِفَكُمْ فِي الْأَرْضِ فَيَنْظُرَ كَيْفَ تَعْمَلُونَ.

“Disseram-lhe: Fomos maltratados, antes e depois que tu nos chegaste. Respondeu-lhes: É possível que o vosso Senhor extermine os vossos inimigos e vos faça herdeiros na terra, para ver como vos comportais.” (Al Araf 7:129)

 وَلَقَدْ أَهْلَكْنَا الْقُرُونَ مِن قَبْلِكُمْ لَمَّا ظَلَمُواْ وَجَاءتْهُمْ رُسُلُهُم بِالْبَيِّنَاتِ وَمَا كَانُواْ لِيُؤْمِنُواْ كَذٰلِكَ نَجْزِي الْقَوْمَ الْمُجْرِمِينَ .ثُمَّ جَعَلْنَاكُمْ خَلاَئِفَ فِي الأَرْضِ مِن بَعْدِهِم لِنَنظُرَ كَيْفَ تَعْمَلُونَ

Aniquilamos gerações anteriores a vós por sua iniquidade, porque, apesar de lhes haverem apresentado os seus mensageiros as evidências, jamais creram. Assim castigamos os pecadores. Depois disso, designamos-vos sucessores deles na terra, para observarmos como vos iríeis comportar.” (Yunis 10:13-14)

وَرَبُّكَ الْغَنِيُّ ذُو الرَّحْمَةِ إِن يَشَأْ يُذْهِبْكُمْ وَيَسْتَخْلِفْ مِن بَعْدِكُم مَّا يَشَاءُ كَمَا أَنشَأَكُم مِّن ذُرِّيَّةِ قَوْمٍ آخَرِينَ

“Teu Senhor é, na Sua Opulência, Misericordiosíssimo; e, se Ele quisesse, far-vos-ia desaparecer e vos suplantaria por outros, tal como vos criou da posteridade de outros povos.” (Al Anam 6:133)

  1. Jamal al-din Muhammad ibn Muqrim ibn Manzur (630-711), Lisan al-Arab, Beirute n.d., art.  خلف 
  2. “الخليفة مناستخل فمكان منقبلهويقوممقامه” al-Halil b. Ahmad (100-175 h.) al-Ayn, Tahqiq; Mehdi al-Mahzoomi, Ibrahim as-Samerai, Iran, 1409, art. خلف, v. IV, p.267.
  3. As palavras da raiz khalaf são mencionadas nos seguintes versos: Bacara 2 / 30,66; Al Imran 3/170; Nissa 4/9; Anam 6 / 133,165; A 7 / 69,74,129,169, Jonah 10 / 14,73; Hud 11/57; Ra’d 13/11; Isra 17/76; Maryam 19/59; Nur 24/55; Naml 27/62, Fatir 35/39. Sad 38/26. 20 versos no total.